Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
05/11/01 00:00 -

RADIOAMADORISMO - A SERVIÇO DA SOCIEDADE

RADIOAMADORISMO - A SERVIÇO DA SOCIEDADE

Keneti Kawashima
O radioamadorismo é um “hobby”. Como seu próprio nome indica, o radioamador é o cidadão que, sem outros interesses, mas imbuído de satisfação e do desejo de bem servir, coloca-se à disposição da sociedade, anonimamente, a qualquer hora do dia ou da noite.

Em todas as partes do mundo existem vários radioamadores com seus equipamentos ligados, falando uns com os outros, nas faixas próprias, em intenso diálogo e entrelaçamento de estações pelo éter, trocando informações pelo espectro, aproximando almas distantes e desconhecidas, salvando vidas, minorando sofrimentos de corações angustiados pela falta de informações de entes queridos, enviando medicamentos ou providenciando remessa dos mesmos...

Assim, em horas muitas vezes tardia ou mesmo de grandes atribulações, o radioamador lança seu sinal pelo espaço do universo, transportando as mensagens numa trajetória virtual...

Sobre o radioamador pode-se afirmar que ele representa um elo da grande corrente humana em toda extensão territorial, capaz de unir forças imensuráveis em prol de seu semelhante.

Consciente de que seu dever irradia por este mundo físico e espiritual, mensagens em palavras oriundas da maravilha mental, levando conforto onde quer que seja, através de suas vibrantes antenas e das invisíveis ondas hertzianas, sempre à busca contínua do bem comum da humanidade.

O radioamadorismo é uma atividade incessante das pessoas treinadas no setor das intercomunicações amadorísticas, que se vão aperfeiçoando à medida que operam suas estações, numa prática destinada ao treinamento individual mais apurado. Se lançam à investigação técnica, ao intercâmbio social sem cunho comercial, político, religioso ou racial e se destina a incentivar e desenvolver os conhecimentos técnicos das pessoas que, devidamente habilitadas e licenciadas pelas autoridades competentes, no interesse pelo estudo da radioeletricidade e sua aplicação no serviço de intercomunicações, a título exclusivamente pessoal e sem interesse pecuniário.

O radioamador, por ser considerado Reserva Especial das Forças Armadas (Decreto-Lei n.º 5.628 de 29 de junho de 1943, pelo presidente Getúlio Dornelles Vargas e pelo general Eurico Gaspar Dutra), poderá ser convocado (vide art. 5.º do DL 5.628 de 29/6/1943) a prestar serviços de caráter público, em casos de emergência, tais como catástrofes ou calamidade pública, epidemias, etc., ocasião em que estarão à prova os seus conhecimentos, o raciocínio e a habilidade do operador.

A Regional Bauru da Federação Paulista de Radioamadores (LABRE), cumprimenta os radioamadores de Bauru e região pela passagem da data de 5 de novembro, Dia do Radioamador. (Keneti Kawashima - PY2EZV)




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP