Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
04/11/01 00:00 -

Feira do livro tem programação estudantil

Feira do livro tem programação estudantil

Redação
Atrações especialmente para o público estudantil fazem parte da programação da I Feira do Livro de Bauru, que acontece até domingo.

Vários autores importantes vão estar no “Salão de Idéias”. De segunda a sábado, às 15 horas, acontecem os encontros dirigidos a estudantes e seus professores.

A organização do evento espera a participação das escolas. O Salão de Idéias procura ampliar o valor do hábito de ler, identificando o livro como reflexo do mundo real e de toda a sua diversidade, expressa no trabalho dos autores.

A iniciativa foi bem-sucedida em eventos como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2000) e a Feira de Curitiba (2000).

Amanhã, o psicólogo Cláudio Picazio vai abordar o tema “Juventude e preconceito”. Picazio é co-fundador e coordenador do SAS (Centro de Psicologia Saúde Afetiva Sexual), especializado em orientação sexual e atendimento psicoterápico a pessoas com problemas afetivos e sexuais. Ele é autor dos livros “Diferentes desejos: adolescentes homo, bi e heterossexuais” e “Sexo secreto - Temas polêmicos da sexualidade”, ambos pelas Edições GLS.

Pedro Bandeira é o escritor que visita o Salão de Idéias na terça-feira. Ele vai discutir o tema “A força da literatura infantil”. Bandeira á autor, entre outros, de “Cavalgando o arco-íris”, “É proibido miar”, “Mais respeito eu sou criança”, “As cores de Laurina” e “O mistério da fábrica de livros”. Sua obra, direcionada a crianças e jovens, tem ganhado diversos prêmios, como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Na quarta-feira, Fernando Bonassi discute o tema “Um escritor de muitas faces: literatura , teatro e cinema”. Bonassi é roteirista de filmes de curta e longa-metragem (“Os Matadores”, “Castelo Ra Tim Bum”, “Sonhos Tropicais”) e de programas de TV (“Mundo da Lua”, “Castelo Rá-Tim-Bum”) e escritor (“O Amor em Chamas” - contos, 1989, Ed. Estação Liberdade; “Um Céu de Estrelas” - romance, 1991, Ed. Siciliano; “Subúrbio” e “Crimes Conjugais” - ambos romances, de 1994 e editados pela Scritta).

O sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira visita o salão na quinta-feira, enfocando a questão “Exclusão digital e cidadania”. Em seu livro “Exclusão digital – a miséria na era da informação”, o autor analisa as conseqüências da revolução tecnológica e propõe como enfrentar o problema. “Devemos elevar a questão da inclusão digital e da alfabetização tecnológica à condição de política pública”, aponta. “Afinal, quantos gênios da informática não estão escondidos pela ignorância e pelo apartheid digital em nosso país?”

Na sexta-feira, é a vez de Marcelo Duarte, co-autor, junto com o médico Jairo Bouer (apresentador da MTV), de “O guia dos curiosos – Sexo”. “Um jornalista muito curioso” é o tema da sua conversa.

No sábado, a participação é do médico Flávio Gikovate. O autor discute “Sexo e amor no século 21: uma visão otimista”. Em seu livro “A libertação sexual – Rompendo o elo entre o sexo, o poder e a agressividade”, Gikovate mostra como a aliança entre sexo e agressividade interfere de forma negativa na formulação das regras da vida social.

Gikovate sugere que a associação prejudica a escolha dos parceiros amorosos e que a inveja recíproca entre os sexos — que está na raiz da aliança entre sexo e agressividade — perturba o convívio dos casais, sempre dispostos a discutir a propósito dos assuntos mais banais do cotidiano.

Serviço

A feira acontece no Centro de Convenções Mixage, que fica na rua Rubens Pagani, 4-44, Praça Portugal, das 10 às 22h. Entrada grátis.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP