Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
02/11/01 00:00 -

Bauru é a menos violenta do Estado

Bauru é a menos violenta do Estado

Nélson Gonçalves
Levantamento do índice de criminalidade no Estado mostra que a região teve queda de 20% nos casos de homicídio.


A região de Bauru, que para a Secretaria Estadual de Segurança Pública envolve uma área que vai até Presidente Prudente, é a menos violenta de todo o Estado de São Paulo. Além disso, a região teve os melhores índices de queda na criminalidade entre as demais em relação ao ano passado. A informação foi dada ontem pelos comandos das polícias Civil e Militar em reunião de análise de resultados feita pelo secretário de segurança, Marco Vinicio Petrelluzzi.

Entre os indicadores, a região apresentou queda de 20% nos homicídios, disparado o melhor índice de todo o Estado, conforme Petrelluzzi. Para o secretário, o resultado é fruto “da vinculação entre as polícias Civil e Militar, que em Bauru estão indo muito bem no processo de integração. Seguindo esta linha de conduta, nesta reunião de avaliação, as broncas assim como os elogios, foram para ambas. Assim, nós intensificamos que os resultados e as ações são conjuntas porque ambas têm a missão de atender a sociedade”, disse.

Petreluzzi contou que reuniões como a de ontem estão sendo feitas em todo o Estado, para avaliar o desenvolvimento de cinco índices criminais, em cada Seccional, em cada cidade e região. Os índices são homicídio, furto e roubo de veículo, furto e roubo. “São as incidências criminais mais importantes. A região de Bauru já era a mais tranquila do Estado. E nesta avaliação que é feita em comparação com o ano passado, até agora, melhorou ainda mais. Nós tivemos queda dos índices que eu considero os mais importantes, que é homicídio, roubo de veículos e furto de veículos. Tivemos um aumento muito discreto no furto e roubo”, contou.

O secretário avalia que o furto e roubo de veículos são indicadores prioritários na escala com furto e roubo normais. “Porque o furto e roubo de veículos você não tem como não computá-los. Porque todas as pessoas registram o carro roubado na delegacia. Já o furto e o roubo nem sempre é feito o registro, não sendo um índice confiável. Além do que, nós tivemos uma circunstância que aumentou o registro de furtos, com a lei que mandou cobrar a emissão da segunda via da identidade. Então, as pessoas comunicam o furto para não ter que pagar R$ 17,00 pela segunda via. Então há uma pequena contaminação nesse indicador. De forma que a região de Bauru está muito bem no geral, com um desempenho muito positivo”, frisou Petrelluzzi.


Grupo anti-seqüestro


Os policiais civis que vão integrar o Grupo Especial de Resgate e Investigações sobre Crimes de Extorsão Mediante Seqüestro (GER) de Bauru, que deve começar a funcionar até o final deste ano, iniciarão os treinamentos nos próximos dias. A informação é do delegado J.J. Cardia, titular da Delegacia de Investigações Gerais/ Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (DIG/Garra), e que vai acumular função na direção do GER.

Ontem, os policiais que vão integrar o GER apresentaram-se a Petrelluzzi durante a inauguração do 3.º Distrito Policial. De acordo com Cardia, o primeiro passo para colocar o GER em funcionamento é reformar o prédio onde funciona a DIG/Garra, na rua Padre João, para também abrigar o novo órgão. As instalações consistem em sala para o delegado e uma sala de inteligência policial.

Segundo Cardia, a equipe do GER vai fazer vários cursos com instrutores israelenses, que virão a Bauru em breve. Os israelenses, de acordo com o delegado, vão ensinar como fazer resgate da vítima em uma situação de assalto; resgate da vítima no interior de prédio, no interior de veículo, entre outros itens. No processo de especialização, contou Cardia, um dos policiais do GER será treinado para ser o atirador do grupo.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP