Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
31/10/01 00:00 -

CEI do DAE marca 23 depoimentos

CEI do DAE marca 23 depoimentos

Nélson Gonçalves
Investigação na Câmara de Bauru entra efetivamente na terceira fase. Oitivas devem terminar no dia 22 de novembro.

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) instalada pela Câmara Municipal para apurar indícios de irregularidades no Departamento de Água e Esgoto (DAE) vai ouvir mais de 20 pessoas na apuração de possível renúncia de receita nas contas de consumo de água. A CEI tem a incumbência de analisar as contas dos últimos dez anos, quando o controle ainda era manual na autarquia. Ontem, a comissão decidiu pela convocação de 23 pessoas, entre ex-presidentes, diretores e servidores do DAE, assim como integrantes da atual gestão.

Com a decisão das convocações para esta etapa, a CEI do DAE entra efetivamente na terceira fase da investigação. A comissão analisa três itens, em separado. O primeiro foi a contratação, sem licitação, em 1999, para a perfuração de poço profundo em situação de emergência. O segundo item levantado foi a realização de contratos, sem licitação, entre o DAE e a Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb), entre 1998 e 2000. A terceira fase é a renúncia de receita. O assunto foi levantado a partir de sindicâncias abertas pelo DAE em relação a denúncias que surgiram contra alguns servidores. A sindicância resultou na abertura de processo administrativo para apurar se houve responsabilidade de alguns servidores, sendo citados dez casos.

Como a renúncia de receita em contas de consumo de água envolve conhecimento técnico, a relatora da CEI, vereadora Majô Jandreice (PC do B) sugeriu uma discussão prévia dos casos que se enquadrariam na denúncia. Os demais membros entenderam que as situações podem ser discutidas a partir da análise dos documentos e das indagações a serem feitas nas oitivas. Para tanto, a comissão terá que decifrar as resoluções internas do DAE, que estabelecem regras para as alterações nas contas de consumo de água. Entre os quesitos, estão a identificação de vazamentos, mudança de tipo de residência (economia) de comercial para residencial, falta de leitura, erro de leitura, imóvel desocupado e outros.


Lista dos depoimentos

Para esta terceira fase, a CEI já marcou o depoimento de pelo menos 23 pessoas, sendo os ex-presidentes dos últimos dez anos, servidores, membros da comissão de sindicância interna e ex-diretores financeiros e o atual. Até o momento, a escolha dos depoentes não repetiu um problema das fases anteriores, onde nomes incluídos nas convocações não tinham nenhuma relação com o objeto investigado.

No dia 8 de novembro, a CEI volta a se reunir para ouvir, respectivamente, a partir das 13 horas, João David Felício, Eric Edir Fabris, Flávio Uchoa, Dudu Ranieri e Sérgio Macedo. No dia 13 de novembro a comissão vai relacionar os diretores financeiros dos últimos dez anos. No dia 20 será a vez do ex-assessor, Roberto Badan, além dos membros da comissão de sindicância que apurou o assunto na autarquia, sendo Carlos Eduardo Ruiz (presidente), Ronaldo Martins da Costa, Adriano Sérgio Lapo, Isaar Almeida, Maria Elisa Benedito e Ana Paula Soares Evangelista.

No dia 22 de novembro, a CEI do DAE encerra a fase de oitivas já definidas com a presença de servidores, sendo Nivaldo Galbiati, Maria Madalena da Silva, Delvo Vicentini, Kelly Martins, Walter Hojas Petenuci, Luciana Gomes Figueiredo, Luciane Pereira Urbano e Fábio Passanezi Pegoraro.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP