Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
31/10/01 00:00 -

Com grande volume de jogo, o time bauruense superou o atual campeão paulista, por 84 a 71, e manteve a liderança no Estadual.

Com grande volume de jogo, o time bauruense superou o atual campeão paulista, por 84 a 71, e manteve a liderança no Estadual.

Wagner Teodoro
Com grande volume de jogo, o time bauruense superou o atual campeão paulista, por 84 a 71, e manteve a liderança no Estadual.


O Tilibra-Copimax venceu o Franca/Unimed, ontem à noite, na Panela de Pressão, por 84 a 71, e garantiu o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Paulista de Basquete Masculino.

O jogo foi um duelo entre dois times com elencos distintos e esquema de jogo semelhante. O Franca, atual campeão paulista, veio a Bauru com uma equipe formada basicamente por juvenis. Os mais experientes do elenco francano são o ala Edu Mineiro, 32 anos, e o pivô Estevam, 22. O Tilibra tem um grupo mais equilibrado, que conta com a experiência de Josuel, Vanderlei, Jeffty, Brasília e Raul (que não jogou ontem). Porém, o estilo de jogo é o mesmo. Quem foi à Panela viu uma partida de marcação forte, com ênfase na saída rápida nos contra-ataques. O diferencial do confronto foi justamente a experiência do Tilibra.

Os destaques do duelo foram, pelo Tilibra, Vanderlei, com 18 pontos, e Jeffty, que fez um duplo-duplo, com 11 pontos e 11 rebotes (o ala bauruense ainda deu cinco assistências). No Franca, Fransérgio, cestinha do jogo com 20 pontos, e Anderson Varejão foram os melhores.

O jogo teve dois momentos diferentes. Nos dois primeiros quartos prevaleceu um grande equilíbrio. O Tilibra venceu o primeiro período, por 30 a 24. No segundo quarto, Franca reagiu e ganhou por 26 a 19. Nos dois quartos finais, o Tilibra passou a dominar. Os bauruenses, com a defesa bem postada, anularam o ataque francano e mantiveram o ritmo ofensivo. Aos poucos a diferença foi sendo ampliada. O Franca insistiu nos arremessos de três pontos, mas não foi feliz. O Tilibra venceu o terceiro quarto por 17 a 12 e, no quarto final, ganhou por 18 a 9, para fechar a partida com vantagem de 13 pontos: 84 a 71.

O pivô Josuel resumiu em uma palavra o triunfo do Tilibra: superação. "Foi um jogo duríssimo, disputado em ritmo forte. Lutamos contra o cansaço, contra o calor, um ajudando ao outro para buscar a vitória. A equipe vem melhorando a cada partida por isso", comentou.

O técnico Guerrinha revelou que a defesa foi fundamental para a vitória. "No segundo tempo acertamos o sistema defensivo e tiramos o ritmo do ataque francano", contou. O treinador ainda elogiou o adversário, equipe que o projetou para o basquete brasileiro. "Franca é importante para mim, tenho família lá. A filosofia que eu trouxe para Bauru é de Franca", concluiu.

Pelo lado francano, Edu Mineiro apontou a falta de experiência como fator de desequilíbrio da partida. "Nosso time parou no ataque durante o segundo tempo. É uma equipe muito nova, que acabou sentindo a pressão. Mas sabemos que o time é bom e vai evoluir", disse. O Tilibra volta à quadra no domingo, às 18h, na Panela de Pressão, contra o Rio Pardo, na abertura do returno.

HOMENAGEM - No intervalo da partida de ontem, o Tilibra prestou homenagem ao ex-jogador Vlamir Marques, com a entrega de uma placa de prata.

Tilibra-Copimax: César (5), Vanderlei (18), Jeffty (11), Leandrinho (14), Josuel (13), Brasília (15) e Murilo (8).

Franca/Unimed: Matheus (11), Ricardo (6), Estevam (2), Fúlvio, Edu (14), Fransérgio (20), Thomas (5) e Anderson (13).

RODADA - Hoje: Palmeiras x São Caetano; TC São José x Rio Pardo; Unisanta x Hebraica; Pinheiros x COC; Corinthians x Uniara e Casa Branca x Mogi. Pela 13ª rodada, na segunda-feira, o Mogi venceu o Palmeiras 94 a 75.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP