Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
25/10/01 00:00 -

Em confiança

Em confiança

Leonardo de Brito
• DEPOIMENTO

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, presta depoimento hoje, na CPI do Senado, que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro. A convocação de Farah foi decidida após ter sido divulgado pela imprensa que o dirigente recebia dinheiro da FPF, fato que ele negou quando tinha prestado depoimento anteriormente. No dia 30 de março Farah prestou depoimento na CPI da Câmara, que também investigava irregularidades no futebol, e negou que tivesse recebido remuneração da entidade que dirige. Inclusive ele disse que abriu mão de R$ 17 mil para que a Federação não tivesse que pagar imposto de renda. A FPF é isenta pela Receita Federal justamente por não remunerar seus dirigentes. No dia 22 de maio, dessa vez depondo na CPI do Senado, Farah manteve esta versão. Só que a imprensa descobriu que em 1996 Farah, a título de remuneração, recebeu R$ 179 mil, divididos em 12 cheques nominais assinados por Reinaldo Bastos, na época vice-presidente de finanças da Federação Paulista. Com isso, a entidade poderá pagar uma pesada multa à Receita Federal. Agora, Farah terá que explicar aos senadores se realmente mentiu no seu depoimento anterior, quando estava depondo sob juramento. Se isso ficar comprovado, poderá ser processado. Além disso, terá que explicar sobre possíveis irregularidades cometidas no Vale do Paraíba. Pedro Yves, representante da FPF na região, teve seu sigilo fiscal e bancário quebrado pela CPI.

• NOVIDADES

Na lista de jogadores que atuam no exterior, para a partida do dia 7 de novembro contra a Bolívia, em La Paz, pelas Eliminatórias, as novidades ficaram por conta do lateral-esquerdo Serginho, do Milan, e do meia Zé Roberto, Bayer Leverkusen. A presença destes convocados se deve a dois fatores: o bom aproveitamento deles em seus clubes e a altitude de La Paz. Serginho vem jogando bem e estava merecendo uma convocação. No próximo dia 31, o técnico Luiz Felipe Scolari anunciará a lista dos jogadores que atuam no futebol brasileiro.

• FANTASMA

Nos dias que antecedem qualquer jogo contra a Bolívia, em La Paz, a preocupação na Seleção Brasileira é sempre a mesma: vencer a altitude da capital boliviana. Dessa forma, este foi um assunto obrigatório na entrevista coletiva concedida ontem pelo por Felipão, ao anunciar a lista dos “estrangeiros”. Mas dessa vez Felipão parece não ligar muito para o fantasma das alturas a avisou que o adversário do Brasil será a Seleção Boliviana. É também uma questão psicológica. Várias times braileiros voltaram da capital boliviana com a vitória.

• LUIZÃO/NEGÓCIO

Luizão poderá estar disputando seus últimos jogos pelo Corinthians. O atacante está nos planos do alemão Hertha Berlim e do espanhol Betis. O clube de Sevilha, onde joga Denílson, está disposto a fazer uma proposta milionária para Luizão, logo que o mercado no país for reaberto para atletas estrangeiros, o que deve ocorrer dentro de três meses. Já o Hertha, para ficar com Luizão, pretende até incluir o atacante brasileiro Alex Alves na negociação.

• MEDO DO AVIÃO

Chilavert disse ontem, que ele e os jogadores da Seleção Paraguaia não subirão no avião presidencial, oferecido pelo governo, para viajar com destino a Venezuela, para o jogo das Eliminatórias. Em declarações feitas por telefone ao jornal Última Hora, desde Estrasburgo, onde joga pelo time da cidade - Segunda Divisão da França -, o polêmico goleiro se mostrou surpreso com o fato. “Nós não somos cobaias para que nos usem para testar um avião que não voa há muito tempo. Todo mundo sabe que um avião deve voar constantemente para que se mantenha em boas condições”, afirmou Chila. E tirou um sarro: “É inadmissível que queiram nos levar em um avião que nem o próprio presidente do Paraguai utiliza, já que Fernando De la Rúa teve que emprestar seu avião a González Macchi para que este voltasse da Argentina”, acrescentou

• ESCOLINHAS

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou um projeto para o controle e fiscalização de escolas e clubes onde há formação de jogadores. A medida estabelece que menores do Estado só possam deixar o País com a autorização da Justiça. O projeto ainda estipula uma multa de mil Ufirs para as instituições que se neguem a cumprir suas determinações.

• BONS REFORÇOS

Lateral Cidinei (com C, mesmo) e zagueiro Cazaroto são novos reforço do Noroeste, que havia contratado outros quatro. Há bons jogadores por esse País afora, e o Norusca segue o exemplo de Mogi Mirim e Rio Branco. O celeiro paulista está saturado e inflacionado.

• QUE FASE!

Atualmente o mar não está para peixe para Gustavo Kuerten. Pela quarta vez consecutiva o tenista número um do Brasil e do mundo foi derrotado na primeira rodada de um torneio da ATP. Desta vez, Guga perdeu em sua estréia no Torneio da Basiléia (Suíça) para o francês Julien Boutter por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/2, em 1h30 de jogo. Depois de perder para o russo Yevgeny Kafelnikov nas quartas-de-final do US Open, Guga foi eliminado na primeira fase do Brasil Open, do Torneio de Lyon e do Masters Series de Stuttgart.

• MEMÓRIA

Campeonato Paulista de 1979: Noroeste 1 x Ponte Preta 1, em Bauru. Numa noite de quarta-feira, o jogo teve 10.120 pagantes, além de 862 credenciados. Osvaldo abriu a contagem para a Ponte e Jorge Maravilha empatou. Árbitro, Romualdo Arpi Filho. Noroeste: Luís Carlos; Figueira, Tobias, Jorge Fernandes e Mauricinho; Salomão, Ednaldo e Carlos Roberto (Helinho); Jorge Maravilha, Rangel (Wallace) e Lela. Ponte Preta: Carlos; Toninho, Eugênio, Nenê e Odirlei; Vanderlei, Humberto e Marco Aurélio; Barrinha, Osvaldo (Edson) e João Paulo.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP