Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
21/10/01 00:00 -

Pernas prontas para o verão

Pernas prontas para o verão

Gustavo Cândido
Ainda faltam dois meses para o verão chegar, mas as altas temperaturas já estão convidando para aquela tarde à beira da piscina. Isso significa que, mais do que em qualquer outra época do ano, é hora de cuidar do visual das pernas. A depilação, embora não seja nada agradável, é o primeiro passo.

Os métodos de depilação vão do uso caseiro da lâmina de barbear à depilação definitiva com o uso de raios laser, passando pelas velhas fixas e cremes depilatórios. De acordo com a depiladora, esteticista facial e maquiadora Marli de Fátima Câmara, não existe um método melhor do que o outro, tudo depende do grau de sensibilidade da pele da pessoa e de quanto tempo ela pretende ficar sem ter que se depilar novamente. Os métodos mais populares e também mais acessíveis são a depilação com lâmina, que pode ser feita em casa, a qualquer hora e a depilação com cera quente, muito comum nos salões de beleza. Especificamente para as pernas, onde existem grandes áreas para serem depiladas, Marli recomenda uma outra técnica em especial: a cera morna aplicada com um aparelho roll-on. Conheça a seguir os prós e contras de todas as técnicas para deixar as pernas lisinhas.

Cortando o mal pela raiz

A depilação com lâminas não prejudica a textura e o crescimento dos pêlos, mas requer cuidados especiais já que algumas mulheres sofrem com a irritação da pele. Para não haver problemas, o ideal é umedecer a área a ser depilada com água morna, creme ou gel e sempre passar as lâminas no sentido contrário ao crescimento dos pêlos. Uma das desvatangens desse método é que os pêlos voltam a crescer muito rápido, em alguns casos, em questão de dias já é necessário depilar de novo. Além disso, a lâmina entra em contato com a pele e provoca a sua escamação, mesmo que de leve e em caso de corte, bactérias podem ser proliferadas. O ideal é usar esse método apenas em casos de emergência, quando não houver outra possibilidade.

Ceras

As ceras são boas opções para se livrar dos pêlos por mais tempo. Compostas por colofônios (um tipo de resina extraída de plantas como o eucalipto, por exemplo, com grande poder de aderência) e resinas, de origem mineral e vegetal (algas, entre elas), elas têm a função de aderir na pele e puxar os pêlos quando são retiradas. A maioria é enriquecida com óleos vegetais e ingredientes umectantes, que ajudam a neutralizar o efeito levemente sensibilizante dos produtos que retiram o pêlo. Após a extração dos pêlos com cera uma nova depilação só vai ser necessária depois de 20 ou 25 dias, dependendo do caso.

• Cera fria: Pode ser usada em todos os tipos de pele, principalmente as que têm muitos “vasinhos” ou são muito sensíveis. A cera é colocada em um papel e aplicada na pele, sendo retirada depois de uma leve pressão que a faz grudar nos pêlos. A cera fria tem uma aplicação dolorida, já que não há nenhum fator que facilite a saída dos pêlos.

• Cera quente: É basicamente o mesmo produto aplicado frio, mas que possui diferentes nomes (algas, egípcia, negra) por causa dos princípios ativos utilizados para enriquecer sua fórmula. O processo de aplicação é também o mesmo da cera fria, a diferença é que a cera aquecida (em um aparelho especial), é aplicada com uma espátula e retirada depois de dura quando seu consistência permite um “puxão” rápido que leva todos os pêlos consigo. A cera quente causa menos dor, pois o calor provoca uma dilatação dos poros, facilitando a retirada dos pêlos. Essa cera é contra-indicada para as mulheres na terceira idade, que têm maior tendência ao surgimento de varizes, maior fragilidade capilar dos vasos e também porque a pele fica mais flácida e esse tipo de produto pode intensificar a flacidez.

• Cera morna: A grande diferença dessa cera numa temperatura intermediária é ser aplicada com a ajuda de um aparelho roll-on, que a espalha uniformemente na pele. A retirada da cera é feita com a ajuda de um papel. Uma de suas vantagens e que não é tão dolorida como a cera fria nem tão incômoda quanto a cera quente.

No geral, as desvantagens de usar as ceras ficam por conta da maior possibilidade de pêlos encravados, já que o pêlo arrancado pela raiz quando começa crescer, pode não encontrar um lugar para sair e acabar entrando na pele. Outros possíveis incômodos causados por esse método são os riscos de queimaduras (no caso do uso da cera quente) e o surgimento de micoses se a cera for reaproveitada de uma outra aplicação. Por isso é importante acompanhar o trabalho da profissional que realiza a depilação de perto.

Cremes e aparelhos elétricos

Existem também produtos químicos que “desmancham” o pêlo. Eles são aplicados com uma espátula e depois de 5 ou 10 minutos, retirados com água. A depilação dura cerca de dez dias, mas é indispensável fazer um teste antes da aplicação porque pode haver alguma irritação. Esse método é bom para quem tem peles mais resistentes, mas mesmo assim, por se tratar de uma reação química, não deve ser feito constantemente.

Existem também mousses que retardam o crescimento dos pêlos, agindo sobre a raiz dos cabelos, enfraquecendo sua estrutura e acabando por inibir seu crescimento. Esse enfraquecimento dos fios deve ser feito em centros de estética pois aliam o uso do creme com aplicações de ultra-som.

Os aparelhos elétricos de depilação são práticos e rápidos como as lâminas. A maioria tem discos rotativos, que extraem os fios pela raiz, com velocidades ajustáveis conforme a quantidade de pêlos. Eles proporcionam uma boa depilação mas o método é doloroso e não tem um resultado tão bom em superfícies curvas.

Outros métodos

Para outras partes do corpo como axilas, buço, virilha e barriga, existem métodos que acabam com os pêlos para sempre, como a eletrocoagulação, photoderm, eletrólise e o laser. Essas técnicas até podem ser usadas nas pernas mas isso não é comum, segundo Marli Câmara porque são métodos doloridos, caros e longos demais, que requerem muitas seções.

Irritações

Segundo a depiladora, a maioria dos métodos de depilação causam algum tipo de incômodo nas primeiras horas, como vermelhidão ou coceira, mas que desparecem rapidamente. Em caso de irritação prolongada é recomendável procurar um médico. Para evitar problemas, a higiene após a depilação é muito importante. Existem várias soluções anti-sépticas no mercado que podem ser usadas, além de loções calmantes. A orientação de um dermatologista na escolha do produto é sempre indicada.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP