Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
20/10/01 00:00 -

Triagem de cartas fica mais rigorosa

Triagem de cartas fica mais rigorosa

Ieda Rodrigues
Por causa do antraz, os Correios aumentaram de 10% para 30% as correspondências que passam por análise

A triagem de correspondências feita pelos Correios ficou mais rigorosa em função das várias denúncias de que envelopes postados e recebidos no Brasil teriam o pó branco com a bactéria que causa o antraz. O percentual de objetos que passam pelo espectômetro de massa, aparelho que detecta a presença de produtos e substâncias proibidas na correspondência, inclusive pó, aumentou de 10% para 30% entre todos os enviados através dos Correios, segundo Pedro Orestes Toledo, diretor regional adjunto da empresa.

Em Bauru já foram registradas quatro suspeitas de correspondências com antraz. Duas das denúncias foram feitas pelos próprios Correios e as outras duas por pessoas que receberam correspondências que, por algum motivo, levantaram suspeita. Na região, há outro caso de suspeita de antraz, registrada em Pederneiras. Por enquanto, não há confirmação ou negativação para o antraz porque os materiais recolhidos nas quatro denúncias ainda não foram analisados em laboratório.

Outra medida adotada pelos Correios foi a aquisição de máscaras, luvas e jalecos descartáveis para os funcionários que trabalham na triagem das correspondências. O diretor regional dos Correios ressalta, no entanto, que não há motivo para pânico porque os casos suspeitos registrados não reúnem as características de uma correspondência com antraz. A maior probabilidade é que a presença de pó nas correspondências seja uma brincadeira de mau gosto.

De acordo com Toledo, os Correios estão mais preocupados com as correspondências internacionais, teoricamente com mais probabilidade de conter antraz. Por isso, explicou, as duas centrais de triagem de correspondências internacionais dos Correios - em São Paulo e Rio de Janeiro - adotaram medidas extras de segurança.

O Corpo de Bombeiros está centralizando os atendimentos a suspeitas de antraz - apreendendo o material suspeito. Os bombeiros de Bauru estão preparados para atender esses casos, segundo o major Maurício de Campos, comandante do 12.º Grupamento de Bombeiros de Bauru. Os bombeiros têm roupas especiais - macacões - máscara autônoma, que utiliza ar comprimido em tubos - para atuar na apreensão e isolamento de materiais suspeitos.

Bauru tem 4 suspeitas

Com mais uma correspondência suspeita de conter antraz, localizada ontem pelos Correios, já são quatro casos em Bauru. O envelope suspeito foi descoberto ao passar pelo espectômetro de massa no setor de triagem dos Correios localizado no Distrito Industrial I de Bauru, ontem pela manhã.

O aparelho indicou a presença de pó na correspondência, que foi retirada do prédio dos Correios pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Vigilância Sanitária. O material deverá ser encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, um dos dois centros oficiais no País para fazer a detecção de antraz.

A correspondência suspeita identificada pelos Correios ontem foi postada em Pederneiras e tinha como destino uma pessoa em Bauru. Também há um caso suspeito em Pederneiras.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP