Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
19/10/01 00:00 -

Responsabilidade Social será o tema de discussão em Fórum de varejistas

Responsabilidade Social será o tema de discussão em Fórum de varejistas

Paulo Toledo
Os empresários do comércio varejista vão participar, no dia 24 de outubro, a partir de 13h30, em Bauru, do Fórum Regional de Tendências e Responsabilidade Social no Varejo. Evaristo Rodriguez Gonzalez, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Bauru, um dos realizadores do evento, afirma que o encontro pretende reunir empresários do setor varejista da região, despertando esse segmento da economia para a importância de desenvolver trabalhos sociais na comunidade onde se encontra.

Além do Sindicato da Panificação, participam da realização do evento o Sindicato do Comércio Varejista de Bauru (SinComércio), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, o Instituto Souza Cruz, Philip Morris do Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (SP).

Gonzalez afirma que a intenção é atingir, principalmente, os pequenos empresários do varejo, como proprietários de bares, restaurantes, hotéis, padarias, bancas de jornal, postos de gasolina e lojas de conveniência, que são aqueles que estão menos estruturados para atuação nessa área social, ao contrário da maioria das grandes empresas que já tem uma atuação consolidada. “O varejo, por ser um negócio meio familiar, muitas vezes com pouca estrutura, precisa desses alertas para poder atender o consumidor”, afirmou.

Os palestrantes serão professores da Fundação Getúlio Vargas. Porém, o representante do Grupo Empresarial de Apoio (GEA), Reinaldo César Cafeo, e o empresário Jad Zogheib, da Rede Confiança de Supermercados, também vão falar no evento.

As discussões vão girar em torno dos princípios que os varejistas deverão adotar para tornar as empresas socialmente responsáveis. Há aproximadamente um ano, um encontro promovido na cidade do Rio de Janeiro, organizado pelo Instituto Souza Cruz, Philip Morris do Brasil e Fundação Getúlio Vargas, definiu juntamente com as lideranças sindicais do setor varejista as ações a serem adotadas em prol da comunidade.

Entre as ações estão: não vender bebidas alcoólicas ou cigarros a menores de 18 anos, canalizar sobras e desperdícios para entidades e adotar uma consciência ecológica com a utilização de resíduos.

O interesse dos varejistas bauruense pelo evento, que será realizado no Obeid Plaza Hotel, surpreendeu. Até ontem, mais de 350 pessoa já tinham feito inscrições, restando poucas vagas.

O fórum já passou por várias cidades com o objetivo de disseminar esses princípios da responsabilidade social entre os empresários brasileiros. João Pessoa, na Paraíba; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Ribeirão Preto e Campinas, em São Paulo, foram algumas dessas cidades.

Gonzalez destaca que, ao promover fóruns sobre o assunto, os organizadores têm a preocupação de apontar, também, as últimas tendências do mercado, promovendo assim uma interação ainda maior de seus participantes com os acontecimentos da atualidade. “Os empresários têm que estar acompanhando a evolução do mercado para estar adaptando seus negócios às necessidades dos consumidores”, disse.

O respaldo técnico da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo proporciona a participação de especialistas em responsabilidade social e em tendências do mercado varejista. Profissionais como os professores Jacques Gelman, Juracy Parente, Miguel Caldas e Maria Cecília Arruda proporcionam uma interação maior com o tema, devido a sua postura didática e orientadora. Todos eles têm uma formação especializada, com mestrado no Brasil e no Exterior, o que garante uma verdadeira aula sobre o que é ser uma empresa socialmente responsável.

O trabalho especializado do Programa Varejo Socialmente Responsável conta, ainda, com o apoio das lideranças representativas dos mais variados segmentos, que vêm sensibilizando seus associados a participar dos fóruns. Esses incentivos adicionais têm garantido públicos recordes nas cidades que o evento já percorreu.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 236-3560. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Programação

Fórum de tendências e responsabilidade social no varejo

Coordenadores: Professores Jacques Gelman e Juracy Parente – FGV-SP

Módulo: Sobrevivência e Expansão do Negócio
•Diferenciais Competitivos para Sobreviver – professor Vicente Golfeto
•Desafios e Oportunidades no Food Service – Denis Herbach
•Debates – Coordenação: professor Ricardo Fasti – FGV-SP

Módulo: Responsabilidade Social na Empresa
•Stakeholders e a Responsabilidade Social nas Empresas – professor
Jacques Gelman- FGV-SP
•A Prática da Responsabilidade Social – professor Reinaldo Cafeo – GEA e
Jad Zogheib – Supermercados Confiança.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP