Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
14/10/01 01:00 -

O QUE TÊM EM COMUM DEMOCRACIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA?

O QUE TÊM EM COMUM DEMOCRACIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA?

Angelo Ricardo de A. Guarnieri
O que é democracia?

Seria ela o governo do povo, a soberania popular e mais ainda, a vontade da maioria, pelo menos é isso que encontramos quando nos defrontamos a qualquer dicionário, seja ele do Aurélio ou outros. Também pude ter essa certeza quando estudei isso na faculdade, em Filosofia Política, mas neste momento estou vivendo uma crise de existencialismo político, ou seja, de acordo com as últimas atitudes do nosso senhor FHC, estou começando a desconfiar da nossa democracia.

Fatos é o que não me faltam, começaria pelas MPs, segundo dados do próprio governo, o que esse governo já editou de MPs em 7 anos, o governo militar não o fez em 20 anos, isso porque aquele governo era anti-democrático, tendo o próprio FHC como grande opositor daquela ditadura; mais um fato interessante é quando o governo precisa tomar decisões urgentes como a do apagão, primeiro ele não investe o que era preciso e depois, através da sua total democracia ele propõe, quem não economizar vai ficar no escuro; e agora a última, o projeto do deputado Pe. Roque (PT), que visa a inclusão dos conteúdos de Filosofia e Sociologia no ensino médio, que foi aprovado maciçamente pelo Congresso e depois pelo Senado, acaba de ser vetado pelo senhor FHC, então gostaria de uma explicação. O que é democracia? Esse projeto foi aprovado pela maioria, e mais ainda pelos representantes do povo, então como pode, um projeto que foi aprovado por mais de 300 legisladores, ser vetado por um único homem, e pior que isso, apoiado pelo senhor ministro da Educação, aquele que disse que votar por esse projeto seria uma atitude antiquada, quando que para ele moderno é a greve dos professores nas universidades federais, todos os alunos que passam de série sem ao menos saberem escrever seu próprio nome, são os professores com sete anos sem aumento salarial.

Depois desses últimos acontecimentos, estou começando a repensar meu conceito sobre a democracia, e começo a concordar com Platão de que esse sistema seria o pior de todos, pois através dele é que surgiria o tirano, ou seja, aquele onde quem manda é apenas um (Ele) e qualquer manifestação intelectual, seria uma afronta ao seu governo. Só uma pergunta, se é que ainda posso: seria esse o motivo pelo qual os senhores presidente e ministro são contra a aprovação desse projeto; não querem os senhores que nossos cidadãos questionem suas atitudes; afinal, onde está a democracia desse governo?

Gostaria apenas de lembrar o senhor que a Presidência é apenas uma passagem na sua vida, mas a escolha de ser um sociólogo acredito que tenha sido uma convicção, ou isso é o que menos tem importância? Já o motivo que o senhor utilizou para vetar o projeto não tem sentido algum, “disse que não haveria professores suficientes”, e nunca vai haver enquanto essas ciências não virarem profissão. Afinal quem se formaria em algo que não tem campo de atuação. Essa aprovação seria o suficiente para que esses cursos universitários tomassem força, e mais, o debate teria um aumento considerável, tanto qualitativamente como quantitativamente. Será que esse é o perigo? O senhor não nasceu presidente, ou nasceu?

Estão falando muito nestes últimos dias sobre terrorismo, enquanto sem percebermos, vivemos o terror interno. Afinal, quer pior do que isso, pois, a pior ditadura é a eleita, ainda quando vivíamos nela, não podíamos falar, mas tinha quem queria ouvir e agora podemos falar, mas não tem ninguém para ouvir. Então, meus caros, esse é o papel da Filosofia e da Sociologia, querem mais importância do que isso?

(Angelo Ricardo de A. Guarnieri - RG: 28.581.135-6)




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP