Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
03/10/01 00:00 -

Receitas seriam suficientes para suprir necessidade do Judiciário

Receitas seriam suficientes para suprir necessidade do Judiciário

Paulo Toledo
O juiz Jaime Ferreira Menino, diretor do Fórum estadual de Bauru, afirma que o Poder Judiciário poderia estar em situação financeira mais confortável se pudesse administrar os recursos que gera. Segundo ele, o Judiciário é auto-suficiente. Porém, a receita é repassada para o Governo do Estado que devolve ao Tribunal de Justiça parte do dinheiro, dentro dos limites legais.

De acordo com o juiz, se o dinheiro gerado pudesse ser aplicado no próprio Judiciário a situação de dificuldades pela qual passa esse poder estaria resolvida.

Ele disse que somente o Cartório Distribuidor gera um valor significativo mensalmente. Para se ter uma idéia, segundo Claudemir Jair da Silva, diretor do cartório, somente de taxas de certidões e consultas são arrecadados cerca de R$ 7 mil por mês. Além disso, sobre cada ação se recolhe 1% do valor da causa, quando dá entrada. Do total diário de 180, 80% são cíveis. Jair disse que, pela variação do valor de cada ação, não é possível saber o montante mensal arrecadado.

O juiz lembra, ainda, que o Tribunal decidiu que a cada desarquivamento de processo o interessado terá que pagar uma taxa de R$ 13,00, pelo arquivo de Bauru estar a mais de 500 metros do Fórum, o que deve aumentar ainda mais a arrecadação. “Se o dinheiro ficasse no Poder Judiciário, se o Judiciário pudesse administrar o dinheiro que arrecada, seria auto-suficiente. Esse prédio (Fórum) poderia ser luxuoso, ter piso de mármore ou granito, eu acredito”, afirmou, num comentário sobre os problemas estruturais do Fórum de Bauru.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP