Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
30/09/01 00:00 -

Hoje tem teste de diabetes no Varejão

Hoje tem teste de diabetes no Varejão

Redação
Jaú - A Associação dos Diabéticos de Jaú realiza, hoje, no Varejão Municipal, 500 testes gratuitos para a detecção do diabetes, distúrbio que acomete entre 7,6 e 8% da população no Brasil. Os testes serão feitos das 8 às 11 horas ou até terminarem as fitas utilizadas para esse propósito.

Segundo José Luiz Bianco, presidente da associação, membros da entidade e dois médicos voluntários vão acompanhar os testes e prestar esclarecimentos à população. A iniciativa conta também com colaboração da Secretaria da Saúde do município.

Conforme Bianco, estima-se que em Jaú o número de diabéticos seja superior a 8 mil. “Desse total, calcula-se que 5 mil ignoram totalmente que tenham o distúrbio, e entre os 3 mil restantes, 2 mil não fazem tratamento nenhum”, afirma. A falta de informações adequadas sobre a doença, até mesmo por profissionais da saúde, segundo Bianco, é mais um agravante para seu controle.

A Associação dos Diabéticos de Jaú, criada há mais de dez anos, freqüentemente promove palestras e testes de detecção. Os associados pagam uma mensalidade de R$ 5,00, com direito a dois exames gratuitos por mês e orientações sobre dietas, exercícios e novos medicamentos.

O diabetes, que tem o nome científico de Diabetes Melitus, é causado pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis sangüíneos de glicose, cuja taxa normal, em jejum, é de 70 a 110 mg por 100 ml de sangue.

O diabetes é um dos mais graves problemas de saúde, sendo a 3.a maior causa de morte no mundo, superada apenas pelas doenças cárdio-circulatórias e câncer, segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde.

As formas mais comuns do distúrbio são as diabetes tipo 1 e tipo 2. O tipo 1, mais grave, é mais comum em crianças e jovens e, em geral, requer aplicação diária de insulina. Já o tipo 2, aparece mais após os 40 anos de idade e pode responder ao tratamento com dieta e exercício. Em alguns casos, necessita de medicamentos orais ou a combinação destes com a insulina.

Quando o controle do diabetes não é adequado, a pessoa pode apresentar as complicações conseqüentes do açúcar elevado no sangue. No diabetes tipo 1, a elevação aguda do açúcar pode acarretar transtornos metabólicos como o emagrecimento, a desidratação, que nos casos mais graves, sem tratamento, pode evoluir para o estado de coma diabético, com perda dos sentidos.

Os pacientes com diabetes tipo 2 também podem desenvolver esse quadro, mas as principais complicações são aquelas que surgirão no curso dos anos, como o aumento da pressão arterial, enfarto, derrame, o pé iabético, lesões dos olhos e até a perda da visão. Todas essas complicações podem ser evitadas com o iagnóstico precoce e tratamento adequado, que restabelecem a qualidade de vida do diabético.

Mais informações podem ser obtidas na Associação dos Diabéticos de Jaú, que fica na rua Bento Manoel, 591, em frente a Santa Casa de Jaú, ou pelo telefone (14) 621-3616.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP