Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
30/09/01 00:00 -

Prato do Dia

Prato do Dia

Eliane Barbosa
Sadia lança programa educativo de culinária em parceria com o Canal Futura

Desde domingo passado, o Canal Futura está veiculando pelo canal 32 da Net e via parabólica, “Prato do Dia - Mais Sabor no Dia-a-Dia”, um programa de culinária diferente, produzido em formato educativo, que dá dicas de cardápios balanceados - do prato principal à sobremesa -, feitos com receitas simples para serem usadas no cotidiano da família brasileira, além de informações sobre higiene, saúde e segurança alimentar.

Com 30 minutos de duração, os dez programas, que estão indo ao ar aos domingos com reprise às segundas, foram criados para surpreender o telespectador. O mote de cada Prato do Dia é sempre uma ou duas receitas apresentadas por Duda Mamberti e preparadas pela profissional da cozinha, Solange Dalle Piagge.

Enquanto eles preparam a receita, o telespectador fica conhecendo a origem do prato, a relação entre culinária e cultura e dicas úteis sobre os ingredientes e seu manuseio, como por exemplo: cortar cebola sem chorar, preparar um arroz soltinho, escolher os ingredientes, aproveitar sobras de hortaliças, quais as diferenças entre carne de primeira e de segunda, etc.

Nos demais blocos entram os quadros Dica Sadia, com informações sobre escolha, compra, preparação ou conservação de alimentos; É Bom Saber, que traz curiosidades sobre culinária; Pé na Cozinha, com informações culturais sobre as mudanças de hábitos culinários e os progressos da tecnologia; e Comendo Fora. Neste quadro, o apresentador visita um convidado que pode ser algum profissional (por exemplo, cozinheiro de uma lanchonete, merendeira de escola) ou um anônimo de outra profissão que goste de cozinhar, mostrando um pouco do seu trabalho.

•De origem africana, o bobó encontrou acolhida na Bahia, onde é feito com mandioca e camarão. Mas a cozinha não é camisa-de-força; ao contrário, é lugar de criação, adaptação e inovação. E graças a essas qualidades, vários tipos de bobó foram se espalhando pelo Brasil afora, mantendo a base cremosa da mandioca e variando no tipo de carne: pode ser feito com pitu, frango, carne seca ou lingüiça, e por aí vai...

•A carne pode e deve variar, mas para ser bobó a base tem que ser de mandioca, que também é conhecida por aipim ou macaxeira

Pudim de laranja
(para 6 porções)

Para a calda
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara chá de água
gotas de suco de limão

Para a massa do pudim
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de suco de laranja recém espremido
6 ovos grandes

Modo de Preparo

Comece preparando a calda: coloque numa panela pequena o açúcar e a água. Pingue algumas gotinhas de limão, para evitar que a calda cristalize e em seguida leve ao fogo baixo, mexendo com uma colher, para ajudar a dissolver o açúcar. Quando começar a ferver, pare de mexer e deixe que ela cozinhe em fogo baixo, borbulhando suavemente. Aos poucos ela irá mudar de cor, passando de transparente para um amarelo claro. Quando ficar bem dourada, retire do fogo e despeje-a numa fôrma para pudim. Gire a forma em todos os sentidos, para que a calda se espalhe por igual. Prepare a massa do pudim: bata no liqüidificador o açúcar, o suco de laranja e os ovos. Se preferir, misture tudo numa tigela e passe por uma peneira fina, para obter um líquido homogêneo. Despeje esta mistura na fôrma com a calda, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, pré-aquecido, em banho-maria. Após 1 hora de cozimento verifique se o pudim já ficou consistente (dê uma balançadinha na fôrma para verificar o ponto). Caso ainda esteja líquido, deixe por mais 15 a 20 minutos. Espere esfriar antes de desenformar, virando a fôrma diretamente sobre um prato de servir.

Bobó de lingüiça

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas médias, picadas
3 dentes de alho
1 embalagem de lingüiça tipo calabresa, cortada em viés (500 g)
5 tomates maduros, cortados em cubinhos
1 pimentão verde, grande
1 kg de mandioca, descascada e cortada em pedacinhos pequenos
1 maço pequeno de cheiro-verde picado
1/2 pimenta dedo-de-moça
sal

Modo de preparo

Numa panela grande e de fundo largo, aqueça o azeite. Acrescente a cebola e, quando ficar transparente, junte o alho e refogue mais um pouco. Adicione os pedaços de lingüiça, doure ligeiramente e reserve-os. Aproveite a mesma panela para refogar os tomates picados, a metade do pimentão cortado em cubinhos e os pedacinhos de mandioca. Junte 1/2 litro de água quente e cozinhe em fogo forte até retomar a fervura.

Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 50 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione mais água à medida em que o líquido for secando e a mandioca desmanchando. Misture bem com uma colher de pau, até obter um molho encorpado mas ainda com alguns pedacinhos de mandioca.

Nos dez minutos finais do cozimento, junte a lingüiça reservada, o cheiro-verde e a pimenta. Tempere com sal e torne a misturar. Passe o bobó para uma travessa funda, distribua na parte central a outra metade do pimentão cortado em rodelas e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco e molho de pimenta. Rendimento: 6 porções

Sobrecoxas de frango com manga
(6 porções)

12 sobrecoxas de frango
4 mangas grandes fatiadas
2 cebolas médias raladas
2 copos de vinho branco seco
6 colheres de sopa de óleo
sal e pimenta-do-reino a gosto

Temperar as sobrecoxas com sal e pimenta-do-reino. Descascar as mangas e fatiá-las. Batê-las no liqüidificador com o vinho branco. Reservar. Numa panela, esquentar o óleo e dourar a cebola ralada. Acrescentar as sobrecoxas e mexer até dourar. Despejar a mistura de vinho e manga sobre o frango e deixar cozinhar em fogo forte até amaciar. Servir com arroz branco, purê de batatas, salada de folhas e legumes no vapor.

*receitas: Professoras na Cozinha, Laura e Marilena Chaui, Editora Senac, à venda.

Salada de agrião e cenoura

Ingredientes:

4 cenouras de tamanho médio, raladas no ralo grosso
2 colheres (café) de sal
1 colher (café) de açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre
folhas de 1 maço de agrião, previamente lavadas
1 dente de alho, picado bem fino
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Coloque as cenouras raladas num prato fundo e tempere-as com 1 colher (café) de sal, o açúcar e o vinagre. Misture bem e cubra com um pires ou pratinho de sobremesa, fazendo com que ele imprima uma leve pressão, facilitando assim a saída dos sucos naturais da cenoura. Leve à geladeira por 1 hora.

Enquanto isso, prepare o molho e providencie a montagem da salada: misture numa tigela pequena o restante do sal, o alho e o suco de limão. Despeje o azeite aos poucos, batendo com um garfo até obter um molho.

Retire a cenoura da geladeira e misture com uma colher, para que todo o caldo desprendido seja aproveitado. Na hora em que for servir, regue as folhas com o molho de limão e alho, para que elas não murchem.

Nem sempre servir a salada acompanhada de sal, vinagre e óleo é a melhor pedida. Dosar de modo equilibrado os temperos e misturá-los bem, formando um molho, irá fazer a diferença, e sua salada, além de saudável, ficará muito mais saborosa

• Dicas culinárias
Tomate: escolha os mais maduros e menores, que são os menos ácidos e mais saborosos. Para retirar a pele, existem duas técnicas básicas: levar diretamente à chama do fogão, espetando-o num garfo, até que ela comece a romper, ou então mergulhando-os em água fervente por alguns segundos. Neste caso, é importante fazer um talho em forma de cruz na base de cada tomate, para que a pele se solte com mais facilidade.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP