Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
21/09/01 00:00 -

Woodstock já foi aqui

Woodstock já foi aqui

Ricardo Polettini
Documentário que vai ao ar hoje, pela TV FIB, mostra momentos marcantes do lendário Festival de Águas Claras, realizado há 20 anos, em Iacanga.

A região de Bauru também já teve seu “Woodstock”. O “Festival de Águas Claras”, realizado em Iacanga - a apenas 60 quilômetros daqui -, concentrou uma parte do sonho de “paz e amor” da juventude brasileira dos anos 70 e 80.

Tendo Bauru como epicentro - aqui havia o maior entroncamento rodo-ferroviário da época -, jovens de todas as partes chegavam à cidade de carro, ônibus e trens, com seus mochilões e tudo mais.

Mais de 85 mil “peregrinos” armaram suas barracas, traillers e motor-homes no descampado da fazenda Águas Claras. Eles assistiriam a shows de astros como Gilberto Gil, Luís Gonzaga, Raul Seixas, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Zé Ramalho e Moraes Moreira, entre outros.

Hoje à noite, o programa “Arquivo Sem Limites”, que estréia pela TV FIB, mostrará imagens inéditas na televisão brasileira, captadas em 16 milímetros, pelo jornalista Adauto Nascimento, durante a segunda edição do Festival, realizada em 1981, segundo quem vivenciou, a melhor de todas as quatro que foram feitas.

O documentário promete reviver momentos marcantes que estão na memória de muitos bauruenses e de pessoas de toda a região. Para isso, a equipe da TV realizou um grande trabalho de pesquisa, reunindo imagens, fotos e depoimentos.

Entre os entrevistados, estão alguns ilustres, como o repórter Gerson de Souza, o próprio Adauto Nascimento, o fotógrafo Pedro Romualdo, o locutor Morcegão - hoje na badalada Kiss FM de São Paulo -, o empresário Beto Sassi e o divulgador de gravadoras Sérgio Murillo “Magrão”.

Também contará com depoimentos inusitados, como o de Maria Luiza, que esteve no Festival grávida de nove meses, o ex-hippie Paulo Paes, hoje publicitário e Oscar, hippie até hoje. Há ainda as declarações da Turma do Barulho (motoqueiros da época) e Waldir dos Santos, que foi barraqueiro no Festival.

A edição também mostrará dezenas de fotografias e a cobertura jornalística feita na época, inclusive pelo Jornal da Cidade. A produção é assinada por Kaue Ferreira Moraes e Helen Figueira Martins. A pesquisa é de Tuba Ferreira e Léa Maria. A edição, de Almir Cardoso e Ademir Elias.

Apresentação, de Tuba Ferreira e direção, de Neto Ranieri.


Serviço

“Arquivo Sem Limites”, estréia hoje, às 22h50, na TV FIB (NET - canal 14). Reapresentações: amanhã, 17h30; domingo, 15h30; dia 24, 12h30; dia 25, 21h; dia 26, 19h e dia 27, 14h30. Duração: 30 minutos.


Segundo programa mostrará o Ciente

A segunda edição do “Arquivo Sem Limites” trará o Centro de Vivência Estudantil, o popular “Ciente”, que foi o ponto de encontro dos universitários de Bauru nas décadas de 70 e 80.

Mesmo com vários endereços, o Ciente manteve um público fiel por muitos anos, quando a vida noturna de Bauru se resumia apenas a clubes de associados.

Não existiam danceterias e o Ciente conseguia reunir tanto jovens estudantes das repúblicas como a fina sociedade bauruense.

Outro programa terá como tema o Esporte Clube Paulista, que na década de 60 teve seus grandes momentos em bailes com orquestras e nas piscinas, muito freqüentadas, concursos de rainha, grandes carnavais e promoções que movimentaram a cidade. O clube teve fim com uma enchente.

Associados, imprensa e antigos diretores darão depoimentos, ilustrados com fotos e relatos marcantes da época.

Outros temas de programas futuros: o incêndio do estádio do noroeste, a explosão da avenida Nações Unidas, as piscinas de Bauru de ontem (Noroeste, Piscina Recreio, Caixa d’Água, Quilombo), Organizações Victor Costa, TV Bauru Canal 2, Carnaval na avenida Rodrigues Alves, Bar Cristal, o futebol do BAC, as serenatas, os carros antigos que circulavam por Bauru, a construção da estação ferroviária, os desfiles de l.º de agosto e 7 de setembro na avenida Duque de Caxias e outros.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP