Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
16/09/01 00:00 -

Senac promove seminário sobre saúde e segurança no trabalho

Senac promove seminário sobre saúde e segurança no trabalho

Redação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promoverá, em Bauru, no dia 17 de setembro, às 19h30, a quinta edição do Seminário Regional de Segurança e Saúde no Trabalho. O evento, que tem o objetivo de discutir tendências do setor a fim de proporcionar atualização profissional, também vai ser realizado em Marília e Presidente Prudente.

O engenheiro Armando Augusto Martins Campos, docente do Centro de Educação Ambiental do Senac e da Faculdade Oswaldo Cruz, ministrará a palestra “Eliminando comportamentos críticos nos ambientes de trabalho”.

A palestra enfoca a técnica Ecco, resultado de uma inovação nas ações de prevenção de acidentes de trabalho. Campos, que integra a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes e é autor de livros da área, explica que ela decorre da percepção que os profissionais da área de segurança do trabalho têm sobre a evolução dos acidentes no País. “No Brasil, temos em média 4 mil mortes por acidente do trabalho”, informa. “Desta forma, é necessário que cada trabalhador esteja comprometido com as formas seguras de trabalho. No entanto, os acidentes continuam se sucedendo e cada vez buscamos mais técnicas e ferramentas para enfrentar as causas gerenciais, básicas e imediatas”.

O engenheiro diz que a prevenção eficiente depende da agilidade da empresa na investigação dos fatores que desencadeiam acidentes e na conseqüente tomada de providências. “Apuradas as causas e suas origens, o próximo passo é estudar e selecionar as medidas corretivas que, aplicadas, corrigem as falhas. Chega-se, assim, ao objetivo da investigação, que é o aproveitamento da experiência de um acidente em favor da prevenção futura de casos semelhantes”. Mas existem dificuldades neste processo. “Tais ações corretivas passam pela mudança de atitudes e valores, uma vez que o comportamento tem um peso considerável na ocorrência dos acidentes”.

Além disso, Campos argumenta que, embora as inspeções de segurança realizadas periodicamente sejam eficazes na identificação das causas que levam a imprevistos, nos intervalos entre elas é comum a ocorrência de eventos indesejáveis.

Assim, a técnica Ecco é uma solução adequada porque, ao ampliar o papel do trabalhador no processo, eleva a eficiência da tarefa de identificação das causas. “A Ecco está baseada no compromisso de todo trabalhador de qualquer nível hierárquico com a prevenção de acidentes”, diz. “Ele é quem vai participar da seleção dos comportamento críticos mais relevantes e que devem ser monitorados, e vai retroalimentar o sistema com informações diárias para que as intervenções tenham um fluxo contínuo”.

No mesmo dia, engenheiro José Roberto Sant’Ana, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), discute o tema “Aposentadoria especial com ênfase em segurança do trabalho”.

Sant’Ana vai detalhar as últimas alterações na legislação que regula as formas de concessão da aposentadoria especial, que tem o objetivo de retirar o trabalhador do ambiente de trabalho insalubre antes de ele ter a saúde comprometida.

Serviço

Mais informações no Senac, que fica na avenida Nações Unidas, 10-22, telefone (14) 227-0702.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP