Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
13/09/01 00:00 -

NA IDADE PROVECTA, ELES ENGRANDECEM O MUNDO

NA IDADE PROVECTA, ELES ENGRANDECEM O MUNDO

Milton Dota Junior
A história é testemunha de homens que, na idade provecta, engrandeceram o mundo. Desde tempos imemoriais, ou para sermos mais realistas, conforme tantos casos que temos relatados na Bíblia Sagrada, a história registra a atuação de homens que se projetaram mais ou legaram para a humanidade a melhor parte de seu trabalho como fruto de um período da vida em que a maior parte das pessoas não está mais produzindo.

Entre essas personalidades encontramos Moisés, Abrahão, Noé. Em nossa contemporaneidade, estadistas como o homem do século, Winston Churchil, o iugoslavo Josip Broz Tito, D. Pedro II, a rainha-mãe Elizabeth (viva e com 101 anos). Também tivemos grandes brasileiros dando exemplos de muita garra, energia, trabalho e cidadania com idade avançada. Entre esses, Sobral Pinto, Barbosa Lima Sobrinho, Tristão de Atayde, Ulysses Guimarães, Jorge Amado.

Aqui em Bauru, temos exemplos dignificantes que valem a pena ser lembrados. Entre eles, Sebastião Paiva, Alexandre Quaggio, Roberto Previdello, Gabriel Ruiz Pelegrina, Duarte Silva. Portanto, como exemplos e paradigmas de aptidões, bom senso, lógica e inteligência vivaz de longevos, estão estas figuras que transcendem pela lucidez de raciocínio, exposição e liderança e que estão pervagando e pregando honestidade, civismo, dignidade e patriotismo.

Entre essas personalidades, é de muita justiça destacar o nome do nosso prefeito, o grande jornalista Nilson Costa. Também na idade provecta, Nilson mergulhou de corpo e alma no trabalho de benemerência, construindo uma pequena cidade para as crianças especiais do Lar Escola Rafael Maurício. Eleito vice-prefeito, em determinado momento teve que ser convocado para restaurar física e moralmente o nosso querido município de Bauru. Trata-se de um privilégio para nossa população, contar na liderança com pessoa tão responsável e madura, um reconhecimento ao aprimoramento evolutivo, técnico e cientificamente alcançado com a melhoria das condições de vida e do profissionalismo, este adquirido pelo perlustrar dos anos de experiência e trabalho.

Contudo, sem atentar para a polidez, para a cautela necessária a fim de dar um pouco mais de tranqüilidade ao chefe do Executivo enquanto desempenha tão espinhosa e árdua missão, um ou outro, felizmente poucos, insistem em colocar obstáculos, grandes pedras no caminho em que Nilson Costa deve trilhar. Felizmente, trata-se de um homem vivido e conhecedor da grandiosidade, mas também das fraquezas e dos baixos sentimentos humanos. Se nem Deus abdicou à experiência dos anciãos na condução dos homens, por que haveriam os responsáveis da feitura das leis, desprezar e desperdiçar a inteligência do sábio que administra os destinos de nossa cidade? (Milton Dota Junior - RG: 16.159.552-2)




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP