Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
09/09/01 00:00 -

Musculação proporciona qualidade de vida

Musculação proporciona qualidade de vida

Fabiana Teófilo
Fortalecer os músculos: esse é o papel principal dos exercícios realizados com peso. Muitas pessoas não imaginam, mas só mesmo esse tipo de malhação é capaz de proporcionar uma melhor qualidade de vida no futuro de cada um. Isso porque os exercícios resistidos, aqueles que são feitos com a carga de pesos adequados, realmente fortalecem a musculatura, diferentemente do que ocorre com os exercícios aeróbicos como natação, caminhada ou corrida. Estes apenas proporcionam melhor condicionamento físico e cardio-respiratório.

A grande eficiência em estimular a massa muscular e óssea apresentada pelos exercícios localizados com carga, chamados genericamente de exercícios resistidos e geralmente realizados com pesos, chamou a atenção de pesquisadores para a possibilidade de sua utilização em promoção de saúde. A idéia foi estimulada pela constatação de que a mobilidade articular, em geral limitada, dos idosos também melhorava rapidamente.

Com relação à segurança músculo-esquelética dos exercícios resistidos, alguns aspectos atualmente documentados são relevantes: a intensidade alta é dada pelo aumento da resistência aos movimentos e não pelo aumento da velocidade, o que evita vários fatores de lesão; os pesos ou outras formas de resistência aos movimentos constituem sobrecargas de treinamento com ampla margem de segurança, apenas apresentando efeitos lesivos quando excessivos e impeditivos dos movimentos biomecânicos corretos, o que é facilmente identificado em treinamento; os pesos nos aparelhos podem ser adequados sem dificuldades nos níveis de força das pessoas e podem induzir esforço menor do que suportar o peso do própio corpo para caminhar; a amplitude dos movimentos pode ser facilmente adequada às limitações articulares apresentadas; os movimentos são lentos e cadenciados, sem mudanças de velocidade ou direção, sem risco de quedas ou de um trauma direto.

Pessoas que se limitam a caminhar tendem a ficar endurecidas, sem flexibilidade e com músculos endurecidos e encurtados nas costas e atrás das pernas. Pode, também, faltar-lhes tônus muscular e força no tronco e na parte superior do corpo. Estas condições podem provocar defeitos de postura e dor lombar crônica, um problema que incapacita parcialmente milhares de pessoas de meia-idade ou mais velhos.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP