Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
04/09/01 00:00 -

Policiamento na Getúlio será ampliado à tarde

Policiamento na Getúlio será ampliado à tarde

Redação
Novamente a avenida Getúlio Vargas está no centro de um debate a respeito de segurança no trânsito, devido à colisão de anteontem envolvendo uma moto e dois carros, um Voyage e um Eclipse, que despertou a preocupação não apenas de moradores, freqüentadores e usuários da avenida.

O tenente Jorge Luís Dias, comandante do Pelotão de Trânsito, revelou ontem que haverá uma ação mais efetiva do policiamento para coibir eventuais abusos no trânsito também à tarde na Getúlio Vargas. “Em razão desse acidente, a partir de agora, estaremos colocando o maior número possível de policiais inclusive à tarde.”

Ele acrescentou que esse caso não caracteriza uma mudança no comportamento do motorista jovem acostumado a ser ousado durante à noite e madrugada. “Esse caso é esporádico, porque durante o dia é mais difícil o racha. Porque as pessoas que estão na via pública são uma grande arma contra essa prática”, ressaltou o tenente PM.

Conforme Jorge Luís, a ampliação do policiamento foi definida em uma reunião com o capitão Benedito Roberto Meira, comandante da 1.ª Companhia da Polícia Militar. O tenente PM explicou que a estratégia de atuação era direcionada para a fiscalização noturna às sextas-feiras, sábados e domingos. Ele frisou que os problemas de trânsito não estão concentrados num único ponto da cidade, o que exige um esforço redobrado no policiamento.


Debate


Entretanto, o debate a respeito da Getúlio Vargas vai além da problemática causada pela intensa circulação de veículos, principalmente, nos finais de semana. O tenente Jorge Luís lembrou que a grande concentração de pessoas e carros “dificulta um pouco o trabalho da polícia”. “Inclusive com relação a vendedores ambulantes há uma série de problemas que ocorrem”, destacou o tenente. Ele ressaltou que a comunidade vem participando das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do 3.º DP/Base Centro e Sul, com sugestões para resolver parte dos problemas da avenida. O Conseg é um colegiado que mobiliza, além da PM, a Polícia Civil, a Prefeitura representada por secretarias como a Seplan e a população.


Acidentes


Os dados estatísticos da Polícia Militar apontam para uma queda de vítimas fatais neste ano na comparação de janeiro a julho do ano passado. Porém, um dado importante é que no verão o número de mortos em acidentes cresce vertiginosamente. De janeiro a julho de 2000 foram 10 mortos. Entretanto, o balanço do ano fechou com 29 pessoas mortas, sendo que 19 apenas no segundo semestre. “O calor influi bastante no trânsito”, considerou o tenente PM Jorge Luís.

Ele revelou, ainda, que o volume total de acidentes de trânsito em Bauru em 2000 apresentou uma queda de 10% comparando-se com o ano anterior. Para este ano, a PM avalia que até o momento a projeção é de queda na quantidade de acidentes.

Mortes

De janeiro a julho

2000: 10

2001: 6

Perfil dos acidentes

Idade: 17 a 25 anos

Horário: madrugada

Motivação presumida: uso de álcool e prática de racha

Fonte: 4.ª Cia da PM




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP