Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
03/09/01 00:00 -

Entrelinha

Entrelinha

Redação
• Clima de paz

O debate entre os candidatos à presidência do diretório estadual do PT foi realizado em clima de paz, anteontem, em Bauru. Quem esperava discussões acaloradas, lavagem de roupa suja e muita polêmica, se decepcionou. Dos seis candidatos inscritos, quatro compareceram pessoalmente e dois enviaram representantes. A militância petista de Bauru e região compareceu.

• “Pito” de Boito

A candidata Misa Boito, da corrente “O Trabalho”, passou um pito no vereador José Carlos Batata (PT), que anunciou a presença de militantes de outros partidos no encontro, entre os quais do PMDB, PSB e PC do B. “Fui convidada para participar de um debate do PT. Quero registrar meu repúdio pela presença de militantes de outros partidos”, disparou.

• Constrangido

A cobrança de Misa deixou constrangido o ex-vereador e ex-secretário municipal de Educação (gestão Tidei de Lima), Isaías Daiben, presente ao debate. Isaías, atualmente, está filiado no PMDB. Mas teceu muitos elogios ao PT. Aliás, ele foi um dos fundadores do partido em Bauru, no início da década de 80. “Tenho muita simpatia por esse partido”, flertou.

• Gafe canadense

O prefeito Nilson Costa (PPS) compareceu à solenidade de abertura da Semana da Pátria, realizada na praça Rui Barbosa, anteontem, protegido por um boné que trazia a estampa da bandeira do Canadá. Os observadores mais atentos não deixaram de fazer os comentários picantes em alusão à gafe do prefeito, que pelo visto não se atentou para o pequeno detalhe.

• Sessão de hoje

A sessão da Câmara Municipal de Bauru, hoje, tem uma pauta extensa, mas que não sugere grandes debates. O que pode “pegar” são os temas paralelos e as observações críticas de oposicionistas quanto aos problemas da Administração Municipal, que no sábado foi alvo de protesto por parte das entidades civis da cidade mais familiares das vítimas das enchentes.

• Memória ferroviária

Ontem, na tribuna do leitor, ao lado, uma garota de sete anos lamentou a situação de abandono de trens e da ferrovia, que abriram os caminhos do desenvolvimento de Bauru. No sábado, o Diário Oficial trouxe uma lei municipal que autoriza convênio com a Ferrovia Novoeste, para que uma composição ferroviária seja restaurada para o Museu ferroviário. Uma boa notícia, sem dúvida, num País desmemoriado.

• PSB em ebulição

O PSB de Bauru pende mais para Anthony Garotinho, Luiza Erundina, João Capiberibe ou para as teses do senador Roberto Saturnino, do Rio de Janeiro, que trabalha para que o partido se una ao PT já no primeiro turno das eleições? A resposta pode ser a de que há mais de uma corrente na cidade. De qualquer forma, há uma discussão interna sobre o tema, principalmente quanto à forma como o governador do Rio, Garotinho, mistura política com religião.

• Divergências

O principal choque parece ser o da deputada Erundina contra Garotinho e suas filiações desenfreadas ao PSB (Luiz Paulo Conde, por exemplo). O atual governador do Amapá, João Capiberibe, também condena a forma de atuar do governador do Rio, pré-candidato a presidente da República.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP