Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
01/09/01 00:00 -

Conselho Universitário adia a decisão sobre Reitoria da Unesp

Conselho Universitário adia a decisão sobre Reitoria da Unesp

Daniela Bochembuzo
O Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) adiou a decisão sobre a transferência da Reitoria da instituição para o Interior. Em reunião realizada ontem, em São Paulo, os conselheiros aprovaram a retirada da proposta de realização de plebiscito sobre a interiorização.

A reunião durou seis horas e resultou, também, na formação de uma nova comissão, que ficará responsável por elaborar documento complementar ao relatório de mudança da sede da Reitoria da Unesp já apresentado ao Conselho Universitário.

O grupo é composto por sete pessoas, entre representantes das comunidades docente, discente e de funcionários. Os trabalhos serão presididos pelo professor Luiz Antonio Vane, que foi presidente da primeira comissão, a qual visitou as cidades-candidatas a sediar a Reitoria, entre elas Bauru.

O documento deverá ser entregue pela comissão até o dia 30 de setembro, quando foi agendada nova reunião extraordinária do Conselho Universitário. O relatório complementar deverá incluir dados sobre a cidade de São Paulo, onde a Unesp possui terreno na Barra Funda e que poderia abrigar o novo prédio da Reitoria.

A solicitação de inclusão de informações sobre São Paulo, sugerida por um conselheiro, indica a possibilidade de não haver interiorização.

“O conselho está totalmente dividido. Existem conselheiros que defendem a manutenção da Reitoria na Capital e outros que querem o deslocamento da administração para o Interior. A escolha da cidade gera outro impasse: uns defendem o plebiscito e outros consideram que a responsabilidade da escolha é do Conselho Universitário, não da comunidade”, explica Edwin Avólio, presidente do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC) de Bauru e diretor da Faculdade de Engenharia (FE).

Segundo Avólio, um dos membros do conselho, a exposição e a defesa de todas as propostas foi realizada sob clima tenso. “A reunião foi muito difícil e o ambiente estava pesado. O Conselho Universitário não tem posição fechada sobre a interiorização e a proposta sobre o plebiscito, por enquanto, encontra pouco apoio”, afirma.

Outro fator de indecisão é que os conselheiros acreditam dispor de poucas informações sobre o processo de transferência e sobre as cidades-candidatas. Daí, a decisão sobre o adiamento do processo de interiorização.

Apesar disso e do fato da Reitoria ter renovado o contrato do prédio da alameda Santos (que ocupa atualmente) por 18 meses, a decisão ou não sobre a transferência da administração para o Interior deve ser encerrada neste ano.

“O fato da nova reunião extraordinária ser realizada em 30 de setembro indica isso. Depois dessa data, dois terços do conselho serão renovados e, se não houver decisão, os estudos sobre a interiorização começarão, praticamente, do zero, porque nem todos os conselheiros estarão a par do processo”, finaliza Avólio.

Congregações irão discutir plebiscito

As três congregações do câmpus de Bauru da Unesp irão discutir o plebiscito como forma de definir se a sede da Reitoria da instituição será interiorizada. A afirmação é de Edwin Avólio, presidente do GAC e diretor da FC.

As congregações são órgãos máximos das faculdades e têm caráter consultivo e deliberativo, sendo formadas por representantes de alunos, professores e funcionários. No caso de Bauru, há três congregações: da FE, da Faculdade de Ciências (FC) e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac).

Ontem, após a reunião do Conselho Universitário, os diretores das três faculdades da Unesp de Bauru - que são membros do conselho - conversaram e avaliaram que é preciso discutir a questão do plebiscito no âmbito de cada faculdade.

“Dessa forma, poderemos votar na próxima reunião do CO com mais respaldo sobre o assunto”, diz Edwin Avólio. As reuniões das congregações deverão ser realizadas antes de 30 de setembro, data da assembléia extraordinária do CO.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP