Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
30/08/01 00:00 -

Empresa fará entrega domiciliar de leite

Empresa fará entrega domiciliar de leite

Daniela Bochembuzo
A partir de setembro, Bauru voltará a contar com entrega domiciliar de leite. A saudosa figura do leiteiro será ressuscitada por meio de uma parceria entre a Salute - Produção de Comércio de Leite, de São Carlos, e a Via Láctea Distribuidora, de Bauru.

Atento às novas tecnologias, o leiteiro de 2001 será acionado por uma central telefônica e entregará leite tipo A envasado em embalagens descartáveis. Mas toda essa modernidade tem limite, ou melhor, formato: o recipiente do leite lembra as antigas garrafas de vidro em que o produto era comercializado até a década de 70.

“Com esse sistema de entrega, atendemos o saudosismo do consumidor e o seu desejo de receber produtos frescos sem perder a comodidade e sem abrir mão da qualidade”, diz Elder Marcelo Duarte que, juntamente com Marli Duarte, é proprietário da Salute.

Para receber o leite em casa, o consumidor bauruense deverá se cadastrar na central de atendimento da Via Láctea, do empresário José Manuel Sacadura Cabral, que agendará os dias de visita do entregador. A compra, no entanto, é facultativa.

“Não há compromisso, porque não há cotas. O consumidor leva a quantidade que quiser e o pagamento é feito ao final do mês por boleto bancário, para garantir a praticidade e a confiabilidade”, explica Marli.

No furgão do entregador, além do leite integral e desnatado, o consumidor encontrará toda a linha da Salute, composta por 20 itens, entre iogurtes, creme de leite e sucos naturais. Até o final de dezembro, as opções incluirão iogurte light em vários sabores, e a partir de 2002, petit suisse.

No Estado de São Paulo, a Salute atende 5 mil domicílios, por meio de distribuição própria ou terceirizada. A taxa de entrega é a mesma: R$ 2,50 por mês, independente da quantia e dos produtos consumidos. O litro de leite custa, em média, R$ 1,50.

Elder e Marli Duarte garantem que o preço não delimita o consumo aos universos das classes A e B. “Atendemos todas as classes. O universo da Salute é composto por consumidores que exigem qualidade e se preocupam com a saúde dos filhos”, afirma Marli.

A empresária cita as crianças porque são elas as principais consumidoras do leite produzido pela Salute. “O consumo do leite tipo A é indicado por pediatras, em razão de todo processo de produção - diferente dos tipos B, C e longa vida - não envolver contato manual. As normas de higiene e qualidade são rigorosíssimas”, assegura Elder Duarte.

Além da ordenha mecânica, o leite tipo A tem como características conter lactobacilos, não ter adição de estabilizantes, ser intolerante à presença de coliformes e ter as taxas mais baixas de contagem de bactérias entre os demais tipos.

Para garantir a qualidade de seus produtos, a Salute utiliza o leite tipo A como matéria-prima de iogurtes e creme de leite. “Essa é a nossa grande diferença”, garante Duarte.

Produção diária é de 30 mil litros

Fundada há 17 anos, a Salute produz atualmente 30 mil litros de leite por dia. A ordenha das vacas é realizada na Fazenda Santa Rita, localizada em Descalvado, cidade vizinha a São Carlos.

Em 2.200 hectares de área a fazenda tem cerca de 100 funcionários, que trabalham com o manejo e a ordenha das vacas. Do tanque para frente, o processo é acompanhado por mais dez funcionários, treinados para garantir a manutenção dos índices de higiene e qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura.

Entre as exigências do órgão está a vacinação do gado contra brucelose e tuberculose, com inspeção veterinária permanente. “O gado é selecionado e recebe cuidados veterinários para evitar resíduos de antibióticos no leite”, diz Marli Duarte, proprietária da Salute.

O cumprimento das exigências do Ministério da Agricultura e o cuidado com as matérias-primas permitiram à empresa conquistar mercados importantes nos trechos atendidos pelas rodovias Washington Luís e Anhanguera, como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Paulo e a Baixada Santista.

Em Bauru, os produtos Salute já podem ser encontrados em diversos pontos de venda, como a rede Sé, supermercados Confiança e Wal Mart. Neste último, a empresa são-carlense é responsável pela produção do iogurte da marca Wal Mart.

No mercado nacional, a Salute assina a produção do único iogurte aprovado pela Yakult, que o distribui nas praças de Londrina, Maringá, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. “A qualidade de nossos produtos é reconhecida pelas grandes empresas”, afirma Elder Marcelo Duarte, também proprietário da Salute.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP