Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
28/08/01 00:00 -

Editores destacam ineditismo do evento

Editores destacam ineditismo do evento

Daniela Bochembuzo
Os editores participantes do primeiro encontro do Grupo Editorial da ANJ, realizado ontem, na sede do Jornal da Cidade, destacaram o ineditismo do evento. Segundo eles, o projeto promoverá maior troca de informações entre os jornais do Interior e beneficiará diretamente o leitor.

“A reunião foi altamente positiva. É a primeira vez que os chefes de redação do Interior se reúnem para começar a discutir problemas comuns. Discuti-los conjuntamente é uma forma de enriquecer experiências, porque a soma agrega valores. A força coletiva pode levar ao êxito”, afirma Wilson Marini, editor-chefe da Folha da Região, de Araçatuba.

Além de estratégias editoriais, Marini acrescenta que as reuniões do Grupo Editorial podem facilitar a troca de informações sobre tecnologia empregada nos veículos de comunicação. “Para onde os jornais caminham? A Internet muda a maneira de se fazer jornal? Essas são alguns das questões que podemos discutir a partir da perspectiva dos veículos de comunicação do Interior. Espero que as reuniões continuem e que outros jornais filiados à APJ participem.”

Nelson Manzatto, editor-chefe do Jornal da Jundiaí, também considera importante a participação dos 15 jornais filiados à APJ nas reuniões do Grupo Editorial. “Dizem que a união faz a força e eu concordo com isso. Se todos trabalharem integrados, a tendência é que esse grupo de jornais seja fortalecido e tudo que gera soma de informação jornalística traz ganho para os leitores. Sempre que se traz de positivo para o jornal, o leitor é beneficiado”, sustenta.

Para Maria Antonia Dario, editora-chefe da Tribuna Impressa, de Araraquara, as reuniões do Grupo Editorial permitem que os jornais integrantes conheçam a força que têm e que, trabalhando fragmentados, não percebem. “O Interior do Estado está em nossas mãos. Unidos, podemos cobrar mais informações governamentais e das agências de notícias sobre o Interior de São Paulo. Juntos, vamos quebrar barreiras”, aposta.

A união dos conteúdos dos jornais em uma agência de notícias, acredita Maria Antonia, permitirá a veiculação de notícias sob o ponto de vista do Interior, não da Capital, onde a maioria das agências de informações estão sediadas. “Nossa realidade é outra e queremos mostrar isso sem pasteurizar o noticiário, como a ‘grande Imprensa’ faz. Vamos lutar com isenção por causas que promovam o crescimento da nossa comunidade, formando leitores cada vez mais críticos”, finaliza.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP