Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
19/08/01 00:00 -

Clínicas de Psicologia têm encontro

Clínicas de Psicologia têm encontro

Redação
Durante o encontro, que será realizado de quinta-feira a sábado em Bauru, as clínicas-escolas vão trocar experiências

Resultados de trabalhos de pesquisa e extensão universitária realizados por clínicas-escolas e centros de psicologia aplicada no Estado de São Paulo serão apresentados em Bauru nesta semana. Trata-se do IX Encontro Estadual de Clínicas-Escolas “Formação em psicologia: integração teoria e prática - avanços e possibilidades”, que será realizado de quinta-feira a sábado no Sesc de Bauru.

O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) câmpus de Bauru, uma unidade auxiliar de apoio às atividades de ensino e que tem por objetivo o desenvolvimento de atividades no campo da Psicologia, também estará apresentando trabalhos. O CPA visa a formação profissional dos alunos do curso de Psicologia da Unesp e o atendimento da comunidade.

As atividades desenvolvidas pelo CPA abrangem prevenção, intervenção, ensino e pesquisa em atividades de saúde e de saúde mental, integrando prestação de serviços à comunidade. Envolvem os estágios que são sistematicamente desenvolvidos a cada ano, nas áreas clínicas, educacionais, comunitárias, organizacionais e trabalho.

Além dos docentes-supervisores de cada área de estágio e coordenadores de cursos e projetos de extensão, conta com a atuação de uma psicóloga, que realiza atendimentos psicoterápicos aos alunos do curso de Psicologia e de emergência à comunidade, em geral. O encontro que será realizado em Bauru conta com o patrocínio do Sesc Conselho Regional de Psicologia de SP e Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

Os cursos de Psicologia de São Paulo, especificamente suas clínicas-escolas e centros de psicologia aplicada, responsáveis pela formação prática dos profissionais da área, vem realizando anualmente o Encontro Estadual de Clínicas-Escolas, com o objetivo de promover discussões sobre a produção e a transmissão de conhecimentos, pesquisas de novas práticas diagnósticas e interventivas em Psicologia e sua repercussão social.

As atividades programadas possibilitam a apresentação dos resultados obtidos em trabalhos de pesquisa ou extensão realizados pelas Clínicas-Escolas ou Centros de Psicologia Aplicada, expressando as condições de ensino que são oferecidas nos cursos de Psicologia do Estado de São Paulo. O encontro visa promover o intercâmbio de conhecimento técnico-científico gerado a partir de experiência de ensino de práticas psicológicas e de prestação de serviços à comunidade, por meio das clínicas-escolas ou Centros de Psicologia Aplicada. Outro objetivo é promover a reflexão sobre as práticas profissionais tradicionais e em recente desenvolvimento em Psicologia, no que se refere as demandas impostas à formação do psicólogo no contexto sócio-econômico atual. Estimular o desenvolvimento de pesquisas e práticas no campo da Psicologia, que contribuam para a prevenção e solução dos problemas sociais brasileiros, reafirmando o seu compromisso social.

Em termos específicos, o evento vai realizar questionamentos acerca da formação técnica-científica e ética do psicólogo, relativos aos métodos e técnicas psicológicas frente ao impacto de novas demandas à prática profissional. Divulgar e analisar práticas de estágio supervisionado realizados nas diferentes clínicas-escolas/centros de psicologia aplicada de diferentes Universidades públicas e privadas do Estado de São Paulo. Também vai refletir sobre a prestação de serviços oferecidos através das clínicas escolas ou centros de Psicologia aplicada do Estado de São Paulo e sua articulação com o ensino e a pesquisa, bem como com questões pertinentes à avaliação do aluno e seu processo de formação. “É uma oportunidade de questionar a formação técnico-científica e ética do psicólogo perante as novas demandas da prática profissional”, destaca Olga Maria Pazentim Rolim Rodrigues, presidente da comissão organizadora.

Programação

Na sessão solene de abertura do evento, na quinta-feira, às 19 horas, estarão presentes José Carlos Souza Trindade, reitor da Unesp; Paulo Cezar Razuk, vice-reitor; e os professores Benedito Barraviera, José Misael Ferreira do Vale, Adriana Josefa Chaves e Olga M.P.R. Rodrigues.

Após a sessão solene de abertura, será realizada a conferência: “Interfaces da Pesquisa, Ensino e Extensão na Formação do Psicólogo” com o professor Willian Barbosa Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na sequência, será lançado o livro “Primeiros passos rumo a práticas emergentes”, da área de psicologia organizacional do trabalho, coordenador pelos professores Luiz Carlos Canêo, Edward Goulart Júnior e Maria Cristina Lunardelli.

Trata-se de uma coletânea dos estagiários de 2000, em empresas e instituições de Bauru e região, onde registraram suas experiências com o objetivo de demonstrar que o aluno é produtor e não só reprodutor de conhecimentos. Outro aspecto do livro está no desenvolvimento da capacidade de pensamento de forma escrita, associando teoria com prática. Esse trabalho já está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo e possui apoio da Unesp, CPA, Departamento de Psicologia e empresas que patrocinaram o livro.

Trata-se de uma iniciativa pioneira em se tratando de publicação de alunos e, posteriormente, será enviada para todos os cursos de Psicologia do País. Nos dias seguintes, o encontro terá apresentações de trabalhos inscritos, discussões e avaliação dos painéis, mesa-redonda, com vários convidados de destaque na área da Psicologia. O encerramento está previsto para às 13 horas de sábado. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento e custam R$ 50,00. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (14) 230-0562 ou 221-6090 - e-mail [email protected]




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP