Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
17/08/01 00:00 -

Estado debate orçamento hoje em Bauru

Estado debate orçamento hoje em Bauru

Gilmar Dias
Duplicação da Bauru-Marília deverá ser o assunto que mais vai render discussões com os técnicos do governo.

Prefeitos e vereadores de 39 municípios da região participam hoje, em Bauru, de uma audiência pública para debater o orçamento do Governo do Estado para o ano que vem. O evento, que será realizado na Universidade do Sagrado Coração (USC) a partir das 14 horas, também vai contar com a participação de sindicalistas, dirigentes de ONGs e de outras entidades que representam diversos segmentos da sociedade. Os deputados estaduais Pedro Tobias (PSDB) e Carlos Braga (PTB) confirmaram presença.

A reunião é uma determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o diretor do Escritório Regional de Planejamento (Erplan), Luiz Roberto Peres, até o final da tarde de ontem mais de 80 entidades já haviam feito inscrições para participar do debate.

Três principais assuntos devem dominar as discussões entre os técnicos do governo e os participantes. O primeiro é uma velha reivindicação. Trata-se da duplicação da rodovia Bauru-Marília (Comandante João Ribeiro de Barros), obra orçada em cerca de R$ 200 milhões.

Em suas visitas pela região, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), diz que só vai anunciar a obra quando tiver os recursos finaceiros necessários para começar e acabar o serviço. Essa determinação foi confirmada ontem, em Barra Bonita, pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, André Franco Montoro Filho.

Outro assunto que deve ser tratado na audiência é a construção em Bauru - ou em alguma cidade circunvizinha - de um Centro de Detenção Provisória que, depois de pronto, vai aliviar a população carcerária de várias cadeias públicas da região, inclusive a de Bauru.

A instalação de um campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec) na região, instituição mantida pela Fundação Paula Souza, também será reivindicada pelos prefeitos e vereadores que vão marcar presença no evento.

Segundo Montoro Filho, a audiência vai discutir o detalhamento do plano plurianual que já está em ação. “É um plano que está em execução desde 1995 e que foi debatido pela população em 1994 depois de apresentado pelo governador Mário Covas.”

O secretário explicou que dentro das linhas gerais do plano há espaço para se definir, em cada ano, as metas que serão realizadas para cada região administrativa do Estado. “Esse é o sentido das audiências regionais que estamos realizando, procurando prestar contas do que está sendo feito, discutindo com as entidades representativas.”




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP