Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
15/08/01 00:00 -

Prefeitura retoma as obras da Nações Norte

Prefeitura retoma as obras da Nações Norte

Gilmar Dias
O prefeito Nilson Costa (PPS) anunciou, ontem, a retomada das obras de prolongamento da avenida Nações Unidas Norte, no trecho compreendido entre a rua Floresta até a conexão com a avenida Jânio Quadros, num total de 350 metros. Segundo o secretário municipal de Obras, arquiteto Edmilson Queiroz Dias, a Prefeitura não vai terceirizar a execução do serviço, que custará cerca de R$ 950 mil.

Desde a última segunda-feira, servidores municipais estão roçando o local, que em breve vai abrigar o canteiro de obras. Dias explicou que a obra será dividida em duas etapas. A primeira, prevista para ser concluída até o final deste ano, prevê o término da laje de concreto sobre o córrego Água do Castelo. Paralelamente à execução desse serviço, a Prefeitura vai preparar a correção do canal do córrego, que já tem 30% dos serviços executados. Com a entrega da laje, o secretário explicou que será possível liberar, parcialmente, o tráfego entre a avenida Jânio Quadros e a rua Alves Seabra.

Ou seja, a pista descendente da avenida será conectada a Baixada do Silvino. No sentido ascendente da avenida, a Secretaria de Obras vai preparar a rua Vicente Barbugiani para o tráfego, que terá mão única, como via de conexão. Dias informou que os problemas de desapropriação já foram resolvidos.

Nos próximos dias, a Administração providenciará a demolição de um imóvel para implantar o canteiro de obras. O secretário diz que a mesma equipe que hoje trabalha no prolongamento da segunda pista da avenida Nuno de Assis vai se encarregar de tocar a obra da Nações Unidas Norte.

“O início dessa obra é um marco importante para a cidade. Trata-se do primeiro trecho da avenida Nações Unidas Norte.” O projeto completo prevê o prolongamento da Nações até a rodovia Bauru-Marília, nas imediações das instalações da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Na conexão das duas avenidas será construída uma rotatória de 80 metros de diâmetro, a maior de Bauru, para regular o trânsito no local. O trecho de 350 metros será dotado de três pistas de cada lado - uma para estacionamento e outras duas para tráfego - num total de 10,5 metros cada.

Dias condiciona a entrega total da obra, prevista para maio do ano que vem, ao comportamento da arrecadação do Município. Ele afirmou que sem a contratação de empreiteira para a execução dos serviços, a Prefeitura deverá economizar cerca de R$ 800 mil.

“Será uma obra que, no seu início, não terá muita visibilidade por parte do público.” O secretário conta que esse aspecto pôde ser notado nas obras de prolongamento da segunda pista da avenida Nuno de Assis. Para Dias, quem passa esporadicamente no local não percebe alterações. “Mas os moradores do Santa Luzia, do Mary Dota e de outros bairros que, obrigatoriamente, passam todos os dias no local, percebem as mudanças.”

O secretário destacou a importância do prolongamento da avenida Nações Unidas Norte. “Além de se tornar mais uma opção de tráfego, a obra vai urbanizar uma área desprovida de investimentos. Com certeza, isso vai criar uma nova área de negócios na cidade.”




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP