Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
05/08/01 00:00 -

O MARKETING ECOLÓGICO

O MARKETING ECOLÓGICO

Ricardo de Oliveira Rocha
Se muitos empresários não se preocupam com a preservação ambiental por falta de uma visão ideológica, deveriam preocupar-se por uma questão mercadológica.

A preocupação dos consumidores com um meio ambiente ecologicamente equilibrado está crescendo muito, especialmente entre os mais jovens e entre as pessoas formadoras de opinião. Muitos consumidores ao escolherem um produto levam em conta a imagem da empresa e sua postura ambiental, preferindo um proveniente de uma empresa ecologicamente correta, não raras vezes preferindo pagar um pouco mais, porém, certos de que estão adquirindo um produto de uma empresa que colabora na preservação do meio ambiente.

Uma empresa com uma boa imagem do ponto de vista ambiental aumenta potencialmente seu mercado de consumo e representa um fator a mais na concorrência com empresas que possuem uma imagem negativa ou simplesmente ignoram a questão ambiental. Também os mercados internacionais como o Mercado Comum Europeu exigem a certificação ambiental para uma série de produtos e sem esta certificação muitos mercados se fecham aos nossos produtos. A pressão popular especialmente na Europa em relação à preservação ambiental é muito grande.

Uma empresa com uma postura ambiental séria melhora sua produtividade na medida que passa a aplicar princípios de cunho ecológico no seu ambiente de trabalho, melhorando o relacionamento entre seus colaboradores e entre estes e a empresa. Um ambiente de trabalho saudável baseado no respeito e confiança mútuos eleva a qualidade da empresa, pois quem faz algo com prazer o faz melhor. Outro fator importante que aumenta a lucratividade da empresa ecologicamente correta está na diminuição do desperdício, uma vez que ocorre uma diminuição de seus custos. Funcionários orientados gastam menos papel, copos descartáveis, material de escritório, energia, etc. Também muitos descartes industriais que empresas costumam jogar fora como lixo podem ser comercializados com empresas de reciclagem ou outras empresas que utilizam esses descartes como matéria-prima na produção de seus produtos.

Portanto, uma postura ambiental correta traz bons resultados para todos, seja para a empresa ou seus funcionários, considerados individualmente, seja para a sociedade como um todo. (Ricardo de Oliveira Rocha - OAB/SP 129.360)




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP