Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
03/08/01 00:00 -

Transferências não diminuem lotação

Transferências não diminuem lotação

Ieda Rodrigues
Seis presos da Cadeia Pública de Bauru, o Cadeião, foram transferidos ontem para cadeias da região, mesmo assim continua superlotada, longe do limite de 108 determinado pela portaria do juiz da Vara das Execuções Penais, Evandro Kato. Ontem à tarde, após a transferência dos seis presos, a cadeia abrigava 155 detentos, de acordo com o delegado Roberto Cabral Medeiros, que está respondendo pelo expediente do Cadeião.

Medeiros espera transferir entre hoje e segunda-feira 25 presos para presídios, amenizando assim a situação de superlotação. Ele contou que as vagas já foram liberadas, mas a transferência só não começou a ser feita ontem, segundo o delegado, porque precisa de tempo para organizar a escolta, uma vez que as vagas não são em presídios da região.

Seis detentos foram transferidos ontem para cadeias da região para não aumentar ainda mais a população do Cadeião. O promotor Luiz Carlos Gonçalves Filho, da Vara das Execuções Penais, que na reivindicação de vagas no sistema prisional para Bauru chegou a conversar com o secretário de Segurança Pública do Estado, Nagashi Furukawa, por telefone, disse que está tentando formular novos critérios para concessão de vagas regulares.

O objetivo do promotor é aumentar o número de vagas concedidas semanalmente para Bauru no sistema prisional. Atualmente, segundo ele, são concedidas, em média, 15 vagas por semana. No entanto, em algumas semanas as vagas não são liberadas. Para o promotor, se o número de vagas regulares aumentar, será possível reduzir a população carcerária do Cadeião e, assim, cumprir a portaria judicial.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP