Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
02/08/01 00:00 -

Terra dos marechais

Terra dos marechais

Eliane Barbosa
Alagoas é conhecida como a terra dos marechais e de personagens ilustres. Lá nasceram Graciliano Ramos, Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Floriano Peixoto, o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, Zagallo e Djavan

Maceió, como muitas outras cidades brasileiros, tem nome indígena. Maçai-o-k, significa “o que tapa o alagadiço” (o terreno onde está a capital alagoana concentrava águas dos rios Mundaú e Paraíba e do mar que depositavam sedimentos que formaram uma barreira, fechando os rios e formando as lagoas de Mundaú e Manguaba).

Com a colonização portuguesa no século XVIII o nome foi mantido, retirando-se apenas o “a”. Os navios atracavam numa enseada natural, o bairro do Jaraguá, que prosperou, hoje está restaurado e forma um dos conjuntos arquitetônicos mais harmoniosos do Nordeste brasileiro.

No cais escoavam os carregamentos de madeira das florestas litorâneas, açúcar produzido pelos engenhos localizados nas proximidades - daí o cheiro de melaço que se espalha por toda a cidade - e no século passado fumo, coco e especiarias, além de algodão. Essa fibra natural despertou o interesse de muitos ingleses que se fixaram em Alagoas, misturando-se aos nativos, o que explica aquela gente bonita de olhos e pele clara.

A região prosperou, tornou-se um grande centro comercial, o que está provado na história guardada por seus museus, igrejas e centro histórico. Uma Capital Americana de Cultura que não poderia ficar esquecida do mundo.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP