Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
29/07/01 00:00 -

Melhoria contínua

Melhoria contínua

Redação
Você é autêntico?

Segundo o CIEE (Centro de Integração Empresa - Escola), 90% das pessoas privilegiadas do Brasil que concluem cursos universitários, descobrem com o tempo que erraram na escolha da profissão.

Os motivos são os mais diversos: desde pressões da família e sociedade, estereótipos de sucesso, profissões mais rentáveis que entram no modismo, etc.... As conseqüências disto são um tremendo desperdício e muita gente infeliz.

O ser humano, desde criança, carrega a famosa indagação “o que vou ser quando crescer?” e depois na adolescência, é encurralado a decidir sem uma correta visão prática. O ideal é levar o adolescente a vivenciar, em termos práticos, as profissões pretendidas antes da grande decisão.

Essa experiência deve ocorrer num clima de muita calma. Geralmente o que se vê é um desespero total na cabeça do jovem, com paradigmas do tipo “não se pode errar” e “não se pode perder tempo”.

Tenho um amigo, cuja família pressionou muito para que ele fizesse medicina. Numa atitude de muita coragem, saiu de casa e foi ser fotógrafo bem sucedido em uma grande editora. Hoje é um homem realizado e feliz. Casos como este são raros.

Nas organizações competentes, que estão implantando novos sistemas de gestão, percebe-se que tudo vai ficando muito transparente. Exemplo: é impossível no “trabalho em equipe” alguém fingir por muito tempo que gosta do que faz. Nesse caso, somente os autênticos estão se dando bem.

E você?

Está na profissão correta, de acordo com suas vocações?

Sente prazer no que faz?

Costuma ir sorrindo trabalhar na 2.a feira?

Sabemos que o período que estamos atravessando é de muitas mudanças, com índice de desemprego elevadíssimo, mas é de suma importância refletir com profundidade no assunto, uma vez que trabalhar é viver, pois deixamos aproximadamente 1/3 (8h por dia) de nossa vida no trabalho.

Sugestão de melhoria

Aproxime-se dos companheiros de trabalho, principalmente nos momentos difíceis. Dividir dificuldades é uma forma para encontrar a solução.

Davison de Lucas - Diretor da M. Davison & Associados
www.mdavison.com.br




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP