Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
29/07/01 00:00 -

Banho de gato

Banho de gato

Eliane Barbosa
Ele detesta o contato com a água, mas precisa ficar limpinho para conviver dentro de casa



É mito essa história de que os felinos não precisam tomar banho, pois se lambem o tempo todo, mantendo-se limpos. O bichano também precisa passar por seções de higiene, seja no pet shop ou em casa mesmo.

Apesar de sua língua ser áspera e rica em papilas para eliminar por si só pêlos mortos, poeira e outras sujeiras, os gatos necessitam, também, de banho. Mas atenção: nunca coloque-o em ou sob água fria. A temperatura da água deve estar em torno dos 39º C, um pouco acima da temperatura do corpo do animal.

Um banho mensal basta, principalmente nessa época de frio e o primeiro deve ser dado somente depois do bichano completar dois meses de idade, quando já tomou a primeira dose de vacina. Antes de colocá-lo sob o chuveirinho com água morna, proceda assim:

1 - Apare suas unhas com uma tesoura de lâminas arredondadas.

2 - As orelhas são muito sensíveis; devem ser limpas com cuidado. Use algodão embebido em leite de rosas ou produtos comprados nos pet shops.

3 - Limpe os olhos com algodão umedecido em soro fisiológico. Proceda do mesmo modo com o nariz.

4- Use uma escova de dentes com cerdas muito macias e xampu para bebês para lavar seu rosto. Cuidado para que as cerdas não machuquem seus olhos.

5- Depois das preliminares, leve-o para debaixo d’água. Segure-o pela nuca, segurando a pele do pescoço. Esfregue com uma esponja macia e sabonete neutro. Enxágue e aplique o xampu próprio.

6- Enxágüe de novo completamente. Não use condicionador, para os pêlos não ficarem oleosos.

7- Enrole o gato em uma toalha grande e felpuda, para retirar o excesso de água.

8- Seque-o com secador para que os pêlos não fiquem úmidos por muito tempo. Para não assustá-lo, use um secador que não faça tanto barulho e cuidado para não queimar seus pêlos e pele (mantenha uma certa distância e coloque o aparelho em temperatura correta).

9 - Penteie o gato com uma rasqueadeira (escova), mas só quando estiver bem seco. Gatos de pêlos longos devem ser penteados no sentido oposto ao do crescimento do pêlo.

* Fonte: revista Utilíssima -Ana Maria Braga, comprada em bancas e por assinatura (11) 3038-1414




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP