Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
22/07/01 00:00 -

Aeromodelos já fazem fotos aéreas

Aeromodelos já fazem fotos aéreas

Redação
A atividade, controlada por rádio, é pioneira no Brasil e as fotos aéreas podem ser feitas por um custo mais acessível.

Fotos aéreas já podem ser feitas a um custo mais acessível. O bauruense Marcos Alcântara, que é aeromodelista há 30 anos, criou um equipamento que possibilita que fotos aéreas possam ser feitas de um helicóptero rádio-controlado - um aeromodelo. A iniciativa é pioneira no Brasil, de acordo com o aeromodelista Antônio Augusto Cruz.

O helicóptero mede cerca de 1,20 metro de comprimento. Uma máquina fotográfica e uma microcâmera filmadora foram acopladas ao aeromodelo para que o sistema funcionasse. A microcâmera é ligada a um videolink que envia imagens para um monitor que fica em terra, mostrando o posicionamento da máquina ao aeromodelista. “A microcâmera dá noção de distância e a posição ideal para poder fotografar”, afirmou Cruz.

De acordo com Cruz, o equipamento é monitorado por duas pessoas - uma pilota o helicóptero e outra opera a máquina fotográfica, seguindo as imagens mostradas pela microcâmera, através do monitor. “Fazemos sempre em duas pessoas. Um verifica o enquadramento do local, olhando o monitor, e dá as coordenadas sobre o que o piloto do helicóptero deve fazer”, disse.

O equipamento foi idealizado em seis meses, segundo Cruz. “Foram feitas várias experiências e queremos aperfeiçoar mais ainda”, expôs. As fotos são tiradas normalmente a uma altura que varia de 80 a 100 metros. No entanto, o equipamento pode atingir até 400 metros de altura. “Para que a foto fique boa, 80 metros é suficiente”, explicou Cruz.

A grande vantagem das fotos aéreas feitas com um aeromodelo é o custo mais baixo em relação às feitas de um avião. “Ele faz tudo o que faz um avião de verdade, só que é de brinquedo. Ele voa em qualquer lugar. A idéia é baratear o custo de fotos aéreas e ter a facilidade de fotografar qualquer coisa, já que não tem os limites de altura que um avião tem. O custo é bem menor do que contratar um avião e um fotógrafo para fazer as fotos”, garantiu. Os interessados em fotos aéreas com aeromodelos podem entrar em contato com Antônio Augusto Cruz pelo telefone 9772-0919 ou com Marcos Alcântara, pelo telefone 9773-8001.


O aeromodelo


O aeromodelismo, no Brasil, é um esporte e uma atividade encarada principalmente com fins de lazer ou de competição. De acordo com o aeromodelista Cruz, nos Estados Unidos, os aeromodelos são usados para fazer tomadas aéreas de eventos como corridas de automóveis, por exemplo. Ele acrescenta que o aeromodelo foi bastante utilizado na Guerra do Golfo para sobrevoar bases que deveriam ser bombardeadas por aviões caças que iriam ao local no dia seguinte. As miniaturas de aviões sobrevoavam o local a ser bombardeado para sondar a área e indicar a exata localização aos pilotos. Os aeromodelos também são usados pelo Exército como alvos para treinamentos de tiros.

Aeroclube

O Aeroclube de Bauru está com inscrições abertas, até o dia 31 deste mês, para os cursos teóricos de piloto de avião, helicóptero, mecânico de manutenção aeronáutica e comissário e vôo.

Para piloto de avião ou helicóptero os cursos podem ser do tipo privado (para iniciantes) ou comercial.

A duração dos cursos é de cerca de quatro meses, em que os alunos terão contato direto com matérias específicas da área escolhida. O conteúdo do curso de comissário de vôo, por exemplo, abrange matérias que vão desde tratamento de pele e maquiagem a aulas de sobrevivência na terra, mar e deserto.

Já o curso de piloto de avião consiste em cinco matérias básicas: navegação aérea, teoria de vôo, meteorologia, conhecimentos técnicos e regulamentos de tráfego aéreo.

Após a conclusão dos cursos teóricos o aluno será submetido a uma prova no Departamento de Aviação Civil (DAC) para estar apto a exercer a profissão.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Aeroclube, que fica na avenida Otávio Pinheiro Brizola, 19-100, em horário comercial. Aos finais de semana, o horário de atendimento é das 10 às 16 horas.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP