Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
15/07/01 00:00 -

Emdurb espera regularizar coleta de lixo hoje

Emdurb espera regularizar coleta de lixo hoje

Adilson Camargo
O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb), Antonio Carlos Duarte, acredita que até o fim da noite de hoje a coleta de lixo, em toda a cidade, esteja regularizada. Para atingir essa meta, 22 caminhões devem ser colocados na rua a partir das 5 horas da manhã de hoje.

Além dos 15 caminhões que o município possui e estão trabalhando desde ontem, a Emdurb contratou ainda outros sete veículos coletores de lixo da empresa Rotedali Serviços e Limpeza Urbana.

A empresa deve reforçar a frota municipal com caminhões que têm o dobro da capacidade daqueles usualmente utilizados pela Emdurb. Segundo Paulo Agostinho, diretor do Setor de Limpeza Pública da Emdurb, quatro caminhões da Rotedali têm capacidade para transportar 15 toneladas de lixo e os outros três podem levar até 12 toneladas. “Os nossos carregam em média sete toneladas”, disse ele.

A Rotedali foi contratada para executar um serviço de 24 horas ininterruptas. O início da coleta estava previsto para a zero hora de hoje. A empresa foi escolhida depois de uma cotação de preço realizada pela Emdurb. Cada tonelada de lixo depositada no aterro sanitário vai custar R$ 36,00 aos cofres do município.

“Calculando o tempo de viagem de cada caminhão até o aterro sanitário e a capacidade de coleta de cada um, é possível que até hoje à noite todo lixo seja recolhido. Se sobrar alguma coisa, não deve ser nada exagerado”, disse Duarte.

O presidente da Emdurb revelou ainda que regiões como o bairro do Mary Dota, Jardim América, Jardim Europa, Vila Falcão e outras devem ser “atacadas violentamente”. Segundo ele, essas regiões ficaram de fora da coleta parcial que estava sendo feita pelos 30% dos funcionários, que foram mantidos em serviço durante a greve. Por esse motivo, esses bairros estariam em situações mais críticas.

A cidade foi dividida em 50 setores de coleta. Uma pequena parte desses setores já teve o lixo coletado entre a sexta-feira à noite (logo após a formalização do acordo que pôs fim à greve de nove dias) e ontem. No entanto, a Emdurb preparou para hoje um esquema que deve envolver quase toda a cidade. Bairros que ficaram de fora da coleta feita desde sexta-feira é bem provável que recebam a visita dos coletores hoje, de acordo com Duarte.

Salário integral

Os servidores municipais, que trabalham na coleta de lixo, decidiram acabar com a greve depois de uma assembléia realizada na sexta-feira à noite. A decisão dos coletores foi tomada depois de uma audiência de reconciliação entre o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinserm) e a Emdurb, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas.

O acordo firmado estabelece que os dias parados não serão descontados dos salários dos servidores. Além disso, os funcionários ganharam estabilidade de um ano, garantia de reuniões quinzenais entre a direção da empresa e o sindicato, reposição de uniformes e equipamentos de proteção individual e aceitação de atestados médicos emitidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentados pelos servidores. A diretoria do sindicato considerou vitorioso o movimento grevista.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP