Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
13/07/01 00:00 -

Secretária de Saúde retorna ao cargo na terça-feira

Secretária de Saúde retorna ao cargo na terça-feira

Nelson Gonçalves
A secretária municipal de saúde licenciada do cargo, Eliane Fetter Telles Nunes, retorna à função na próxima terça-feira, dia 17 de julho. Eliane volta à Prefeitura após 60 dias, período em que, por ordem médica, cuidou de problemas de saúde. A solicitação inicial da junta que examinou a secretária-médica era de licença por 120 dias, mas ele disse ao prefeito que preferia deixar em definitivo a função se tivesse que cumprir este período de afastamento. Eliane Fetter volta para tentar resolver antigos problemas no setor, questões que, nesta semana, tiveram maior dimensão com a polêmica sobre recursos e municipalização da saúde.

Antes de voltar oficialmente, Eliane Fetter terá que passar pela mesma junta médica que a alertou para a necessidade de licença. Ela comentou que não sanou em definitivo seus problemas de saúde, mas que já está “muito melhor”. Ela vem sendo cobrada pela família por se descuidar pessoalmente, ficando “o tempo todo no ar”. Em relação à pasta que comandou desde o início da gestão Nilson Costa, Eliane Fetter vai encontrar, dois meses depois, os mesmos problemas a serem resolvidos, ainda que alguns deles tenham conseguido “caminhar”. Não porque sua substituta, Sônia Alves Fiochi, não tenha tentado encaminhar as questões pendentes, mas porque em matéria de saúde a solução não viria mesmo em dois meses, tempo da licença.

Sobre a polêmica desta semana envolvendo recursos federais a serem enviados à AHB, em detrimento ao volume de verbas a ser somado à municipalização da saúde, a secretária licenciada adianta que “vai cobrar do deputado estadual Pedro Tobias uma resposta sobre o que aconteceu e não da pessoa que está investida em um cargo público. Isso é minha obrigação, como também dele explicar”.

Em relação aos projetos que iniciou e o planejamento feito para este ano, Eliane Fetter disse que “o mais importante neste momento é a reforma do Pronto-Socorro Central. Isso é urgente e é a primeira providência que vou tomar e cuidar. A reforma da área física não pode esperar e vou tratar disso com o prefeito já na próxima semana. Os equipamentos obtidos com as licitações já estão chegando e precisamos reformar o prédio, não tem jeito. Em seguida teremos que tratar de um assunto também delicado, que é a necessidade de contratações de mais médicos”. A secretária estimou que para a “reforma emergencial no PS dê para ser feita com cerca de R$ 200 mil”.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP