Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
12/07/01 00:00 -

Coleta parcial é insuficiente para recolher lixo da cidade

Coleta parcial é insuficiente para recolher lixo da cidade

Ieda Rodrigues
A decisão dos servidores municipais de retomar a coleta de lixo domiciliar em Bauru com 30% da frota usada normalmente para o serviço, anteontem à noite, praticamente não mudou a situação da cidade: há muito lixo acumulado nas calçadas à espera da coleta. Até as 14 horas de ontem, os coletores haviam recolhido 128,7 toneladas de lixo ao aterro sanitário, portanto menos que a produção diária da cidade, em torno de 220 toneladas.

Mesmo somando-se o lixo recolhido por particulares, o volume ainda é muito pequeno comparado à quantidade de material acumulado nas calçadas e lixeiras, estimado em 1,3 mil toneladas. Os servidores estão em greve por reajuste salarial desde quinta-feira, sendo que a maior adesão é na área da coleta de lixo.

Uma empresa que presta serviço de retirada de entulho depositou 2,4 toneladas de lixo no aterro sanitário entre anteontem e ontem. Já vários trabalhadores informais que estão prestando serviço de coleta de lixo e a própria população, juntos, depositaram 7,1 toneladas de material no aterro. Ao todo, portanto, entre anteontem à noite e ontem à tarde, foram recolhidas ao aterro sanitário 138,3 toneladas de lixo.

Conforme a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) já havia informado, se todos os coletores voltassem ao trabalho será preciso cerca de uma semana para retirar todo o lixo das ruas. Com 30% da frota trabalhando - o que, segundo a Emdurb, é pouco menos que 30% dos funcionários -, não há como regularizar a situação.

Com a retomada parcial da coleta, estão trabalhando no período noturno três caminhões com quatro coletores e um motorista cada um, o que representa 30% da frota que deveria estar atuando. Já durante o dia, estão nas ruas cinco caminhões com equipe de cinco funcionários cada um. Ontem, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinserm) e o prefeito Nilson Costa voltaram a conversar sobre as reivindicações da categoria, mas por enquanto não houve acordo para o fim da greve.

Coleta diurna hoje

Jardim Redentor
Cecap
Mutirão Primavera
Jardim Bom Samaritano
Central de Reciclagem
Distrito Industrial
Almoxarifado central da Prefeitura
Núcleo Octávio Rasi
Parque Santa Therezinha
Hospital Lauro de Souza Lima
Hospital da Unimed
Avenida Rodrigues Alves (do trevo do Jardim Redentor até o trevo de acesso a Pederneiras)
Núcleo José Regino
Vila Tecnológica
Núcleo Edmundo Coube
Vila Carolina
Residencial Moriah
Jardim Olímpico
Jardim das Orquídeas
Núcleo Bauru 22
Vila Alto Paraíso
Parque São João
Vila Celina
Vila Nova Celina
Parque Viaduto
Residencial Jardim Jussara
Jardim Vitória
Vila Paulista
Chácaras Cornélio
Parque Paulista
Parque Júlio Nóbrega
Jardim Nova Bauru
Parque Bauru

Leia também:

TRT poderá convocar Emdurb e Sinserm para audiência hoje

Lixo hospitalar é despejado em bolsão de entulho pela terceira vez




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP