Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
03/07/01 00:00 -

Famema funda Centro de Estudos Nipo-Brasileiro

Famema funda Centro de Estudos Nipo-Brasileiro

Redação
Marília - A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) fundou dia 27 de junho, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiro (CENB-Famema). Considerando que a população de japoneses e descendentes representa aproximadamente 3,5% da população total de Marília e a vocação da instituição para desenvolver e engajar-se em atividades socialmente relevantes, um grupo de docentes tomou a iniciativa de fundar o centro.

O CENB-Famema tem por finalidade fomentar e desenvolver a pesquisa em especial a epidemiológica, básica, socioantropológica, e clínica, a atenção à saúde, o processo ensino-aprendizagem, a tecnologia em diagnóstico e terapêutica, com enfoque principal na população nipo-brasileira.

Poderá colaborar no Brasil e no Exterior com institutos de pesquisa, educacionais, universidades, instituições públicas e privadas, fundações, órgãos de fomento à pesquisa e de intercâmbio, em programas de desenvolvimento tecnológico.

O professor Ricardo Shoiti Komatsu foi eleito presidente da CENB-Famema, e terá a responsabilidade de coordenar as atividades do Centro nos próximos quatro anos, junto com os demais diretores.

Segundo ele, dois estudos já estão programados e um deles ocorrerá ainda este ano envolvendo pacientes japoneses ou descendentes (nisseis ou sansseis), com 40 anos de idade ou mais, masculino ou feminino, com artrose (desgaste) do joelho e que necessite de medicamento para dor.

Este estudo clínico envolve a utilização de drogas anti-inflamatórias e placebo e será realizado em centros no Japão, Peru e Brasil, sob patrocínio dos laboratórios Merck e Banyu, e em Marília tem como investigador principal o professor César Emile Baaklini.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP