Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
29/06/01 00:00 -

Hospital do Paiva suspende internação

Hospital do Paiva suspende internação

Ieda Rodrigues
Hospital Psiquiátrico da Sociedade Beneficente Cristã suspendeu novas internações até se adequar à legislação

O Hospital Psiquiátrico da Sociedade Beneficente Cristã (antigo Paiva) não está, temporariamente, fazendo novas internações. É que o hospital vinha enfrentando dificuldade em cumprir alguns itens da portaria que regulamenta o funcionamento de hospitais psiquiátricos com relação à estrutura física e recursos humanos.

Diante da situação, há cerca de duas semanas, a Secretaria Estadual de Saúde, em acordo com a direção do Hospital Psiquiátrico, decidiu suspender novas internações até que o hospital passe por uma avaliação técnica. A informação é de Flávio Badin Marques, diretor da Direção Regional de Saúde (DIR-X), que esclarece que o hospital poderá voltar a internar após a conclusão da inspeção e adequação das eventuais distorções com a legislação.

O Hospital Psiquiátrico da Sociedade Beneficente Cristã, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantém, em média, 130 pacientes. A inspeção inclui uma análise da estrutura física do hospital e uma avaliação dos pacientes internados atualmente, de acordo com Flávio Badin.

A inspeção está sendo feita por uma equipe multidisciplinar formada por funcionários de várias Direções Regionais de Saúde (DIRs).

Enquanto não terminar a avaliação no Hospital Psiquiátrico e não forem feitas as adequações apontadas como necessárias, os pacientes de doenças mentais de Bauru que precisarem de internação serão encaminhados para Jaú ou Lins.

O diretor da DIR-10 explicou que o Hospital Tereza Perlati, de Jaú, que mantém convênio com o SUS, e Hospital Clemente Ferreira, em Lins, que é administrado pela Secretaria Estadual de Saúde, estão recebendo pacientes de doença mental de Bauru.

Com esses dois hospitais, apesar de em outras cidades, Badin garante que os pacientes que precisarem de internação não ficarão desassistidos. Ele ressaltou que a demanda por internação na área de saúde mental não é grande. Nessas duas semanas de suspensão de novas internações no Hospital Psiquiátrico da Sociedade Beneficente Cristã, cerca de dez pacientes teriam sido enviados a outras cidades.

Ontem, o vereador José Humberto Santana (PDT), que é membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, reuniu-se com Badin para inteirar-se sobre a suspensão de novas internações no Hospital da Sociedade Beneficente Cristã. O vereador contou que, nos últimos dias, foi procurado por vários parentes de pacientes de saúde mental que buscavam ajuda para a internação e até para transporte para Lins ou Jaú.

A Sociedade Beneficente Cristã, além dos pacientes de doença mental internados, mantém três casas de lar-abrigo. O lar-abrigo é um local onde os paciente que já receberam alta dos médicos e que não possuem família podem morar e conviver com a sociedade.

O sistema de atendimento psiquiátrico público de Bauru funciona com um ambulatório de saúde mental, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, e com o Núcleo de Apoio Psico-Social (Naps) do município, ambos respaldados pelo Hospital Psiquiátrico da Sociedade Beneficente Cristã.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP