Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
17/06/01 00:00 -

Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

Redação
É o emprego de atividades de trabalho ou de lazer para a superação de problemas físicos e mentais e de desajustes sociais

O terapeuta ocupacional trata indivíduos com dificuldade de adaptação à vida em sociedade por causa de limitações físicas ou mentais. Ele contribui para a reintegração social de doentes, detentos e marginalizados em geral, ensinando-os a executar tarefas por meio de atividades educativas e recreativas. Pode dedicar-se a grupos de idosos ou a crianças com dificuldades psicomotoras e de aprendizagem. Trabalha em clínicas, asilos e centros de saúde, com boas chances também na área de reabilitação profissional ou funcional. É necessário o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Salário médio inicial: R$ 600,00.

O que você pode fazer como terapeuta ocupacional

Educação - Acompanhar o desenvolvimento de crianças portadoras de problemas psicomotores ou de aprendizagem.

Gerontologia - Auxiliar na reabilitação física e na reintegração social de idosos, em hospitais e clínicas particulares ou por meio de atendimento domiciliar (homecare).

Psiquiatria - Trabalhar com portadores de distúrbios mentais, em hospitais, ambulatórios, clínicas particulares ou na residência do paciente.

Reabilitação funcional e profissional - Prestar assistência a trabalhadores vítimas de acidentes ou doenças adquiridas no trabalho, em empresas ou consultórios particulares.

Reintegração social - Orientar toxicômanos ou menores infratores, em clínicas particulares ou instituições públicas, a fim de reintegrá-los na sociedade.

Tecnologia assistiva - Projetar aparelhos e equipamentos especiais para deficientes físicos, em parceria com engenheiros mecânicos e eletricistas, e cuidar de sua manutenção.

O curso

O currículo dá ao aluno fundamentos de sociologia, além de conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do corpo e da mente. As matérias profissionalizantes incluem patologia, ortopedia e neurologia. É preciso ter sensibilidade para as questões sociais e bastante criatividade. Afinal, boa parte do dia-a-dia da profissão é voltada para o desenvolvimento de atividades lúdicas. O estágio é obrigatório.

Duração média: quatro anos

Área: Ciências Biológicas e da Saúde




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP