Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
13/06/01 00:00 -

Aproveitando o Dia dos Namorados (comemorado ontem) e o Dia de Santo Antônio (hoje) dez casais contraíram matrimônio, ontem, na paróquia do santo casamenteiro.

Aproveitando o Dia dos Namorados (comemorado ontem) e o Dia de Santo Antônio (hoje) dez casais contraíram matrimônio, ontem, na paróquia do santo casamenteiro.

Redação
O Dia de Santo Antônio, comemorado hoje no Brasil e em diversos países da Europa e do mundo todo, será marcado, em Bauru, pela realização de bênçãos, distribuição de pães bentos e celebração de missas. A Paróquia de Santo Antônio, na Bela Vista, vai celebrar missas às 7 horas, 9, 15, 17 e 19h30. No dia do santo casamenteiro, vale lembrar também as conhecidas simpatias para aqueles que pretendem encontrar um namorado.

De acordo com o frei Gilberto Marcos S. Piscitelli, da Paróquia de Santo Antônio, além das missas, haverá um padre de plantão durante todo o dia de hoje, na paróquia, para abençoar os fiéis.

A distribuição dos pães bentos é uma tradição na data, em Bauru, e um símbolo forte em muitos países, de acordo com o frei Gilberto. “O significado dos pães era muito forte para Santo Antônio, que tinha amor aos pobres e fazia muitos milagres sobre o pão. As pessoas que conseguiam milagres prometiam pães aos pobres de Santo Antônio. Essa prática da distribuição dos pães virou uma tradição no mundo todo”, afirmou.

Além da bênção dos pães, as missas celebradas em homenagem a Santo Antônio contarão com bênção de lírios, que são símbolos de pureza e de amor a Deus.

Segundo o professor Percival Tirapeli, pesquisador em Arte e Cultura do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o santo casamenteiro é um dos mais populares no mundo todo e sua festa é a primeira festa de santo a ser comemorada no ciclo de festas juninas brasileiras. Ainda que muitos não saibam, as festas juninas nasceram porque as pessoas queriam comemorar seus santos, há muitos séculos. Os mais comemorados são Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29. “Santo Antônio é o santo mais popular de Portugal e protetor de seu exército, por ser alferes, um cargo militar. Sua festa faz parte das festas de colheita no Hemisfério Norte”, expôs o professor.

Não por coincidência o Dia dos Namorados é comemorado na véspera do Dia de Santo Antônio, no Brasil. “É que Santo Antônio é tido como santo que acha todas as coisas, e aí se incluem os namorados”, esclareceu o professor Tirapeli.

Entre as muitas crendices ligadas ao Santo Antonio, as mais conhecidas são virar a sua imagem de cabeça para baixo até que o pedido seja atendido, deixar a imagem de Santo Antônio no sereno até que o desejo seja alcançado e retirar a imagem do Menino Jesus dos braços do santo, com a mesma finalidade.

História

Santo Antônio nasceu em meados de 1195 e teria ingressado ainda jovem na vida religiosa, de acordo com frei Gilberto.

Mais tarde, teria sido admitido na Ordem Franciscana e tornado-se professor de Teologia. “Ele tornou-se doutor da Igreja pela sua sabedoria. Seu desejo de ser franciscano foi despertado quando cinco frades que visitaram sua cidade, indo para Marrocos, morreram martirizados. Foi então que percebeu que gostaria de ser mártir”, contou frei Gilberto.

Santo Antônio foi reconhecido principalmente no norte da Itália e no Sul da França por suas pregações, que atraíam multidões de até 30 mil pessoas. “Ele falava muito bem. Suas pregações provocavam mudanças na vida de muitas pessoas. Elas se convertiam, tal era a capacidade de pregação e o grau de profundidade de suas palavras”, enfatizou o frei.

O pregador faleceu em Pádua, em 1230, por problemas respiratórios. Em um curto período de tempo, foi canonizado pelo reconhecimento ao seu trabalho. “Em menos de um ano depois de sua morte, foi proclamado santo. Foi o santo mais rapidamente canonizado e, hoje, é um dos mais populares de todo o mundo, conhecido como Antônio de Pádua”, disse.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP