Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
08/06/01 00:00 -

O corpo que fala

O corpo que fala

Redação
Cia. Wlap mostra dois espetáculos hoje, no Sesc; grupo paulistano explora linguagem gestual e corporal

A Cia. Wlap, que se apresenta hoje, às 21 horas, no Sesc Bauru, mostra como a interação entre a dança e o teatro pode dar bons resultados. O grupo apresenta dois espetáculos, “Lar, Doce Lar” e “Sonhos Quebrados”, ambos com outro excelente atributo: a trilha sonora; e o segundo, escolhido entre os melhores do Brasil para compor o repertório do Rumos Itaú Cultural de Dança de 2001.

A Cia. explora em palco a gestualidade, com os bailarinos Patrícia Werneck e Luiz Abreu, que também são coreógrafos e atores. Os dois aprofundaram-se na pesquisa da expressão humana e criaram uma movimentação em cena muito original.

“Lar, Doce Lar” foi criado a partir de fatos marcantes dos anos 50: o período pós-guerra, fim da era Vargas, a política desenvolvimentista de JK, a mudança da capital para Brasília. Foi a época dos grandes teatros, das fitas hollywoodianas, das grandes rádios com seus ídolos, gente bem vestida, o namoro na sala, as praças, as grandes festas de casamento, enfim, a noção de que tudo era perfeito.

Com esses elementos e a música de Dalva de Oliveira e Altemar Dutra, “Lar Doce Lar” recria o universo de pessoas que tinham no rádio o veículo de expressão para suas emoções. Fala de um tempo em que os cantores exaltavam o amor, usando o dom de cantar para transformar e registrar uma época.

Já “Sonhos Quebrados” refere-se a um casal que se observa dentro de uma cerca de arame. Parados, suas posturas e seus olhares são carregados de significados.

A música situa a cena, sugerindo-lhe uma época específica, tempo cercado. Aparentemente, a dança ainda vai começar, mas tudo já está ali, na densidade que habita aquele espaço circunscrito, nos sinais que sugerem a história passada dessas duas personagens.

Histórico

A Cia. Wlap foi criada em São Paulo, em 1997, por Luiz de Abreu e Patrícia Werneck, consolidando uma parceria iniciada 10 anos antes, quando trabalhavam como bailarinos e criadores em algumas das principais companhias de dança de Minas Gerais.

Nesses quatro anos de trabalho, a Wlap deu ênfase ao corpo e suas possibilidades, pensando seus espetáculos como uma forma humana de expressão, num trabalho de criadores, intérpretes e dançarinos.

Serviço

Espetáculos “Lar, Doce Lar” e “Sonhos Quebrados”, com a Cia. Wlap, hoje, 21h, no Sesc. R$6,00 e R$3,00 (matriculados, estudantes e maiores de 65 anos). Av. Aureliano Cardia, 6-71. Informações: 235- 1750.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP