Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
07/06/01 00:00 -

Projeto quer parcelamento das multas

Projeto quer parcelamento das multas

Nélson Gonçalves
Paralelamente à discussão do uso da receita das multas de trânsito com a folha de pagamento do setor, na Câmara Municipal o assunto voltará à pauta através de projeto de lei do vereador Paulo Eduardo Martins Neto (PFL). Ele quer autorizar a Emdurb a realizar o parcelamento das multas, visando facilitar o pagamento por parte dos cidadãos. O parcelamento poderá se dar sob a forma de acordo, conforme o texto.

O vereador sustenta que a população vem sofrendo com recessão e desemprego e que, em contrapartida, o Governo Federal fixou valores significativos para as multas de trânsito. “Além disso, as medidas administrativas e coercitivas previstas no Código de Trânsito Brasileiro objetivam acima de tudo implantar um trânsito seguro, sempre voltado para o bem último do cidadão, que é o respeito à vida. Assim, a função principal das penalidades não é para a repressão econômica, mas para a educação no trânsito, visando a criação de novos hábitos. Com o projeto, as infrações continuarão sendo atendidas sob o ponto de vista da penalidade financeira. No entanto, nada impede que o Poder Público crie meios que facilitem o cumprimento da penalidade parcelando o valor estabelecido na infração”, defende Paulo Eduardo.

O projeto propõe que o parcelamento possa ser feito em no mínimo 12 vezes, em parcelas iguais e sucessivas, com a limitação de que cada pagamento não seja inferior a R$ 50,00. Ao mesmo tempo, o infrator deverá assinar um termo de confissão irretratável da multa. Esses pontos não fazem parte do projeto de lei, apenas são sugestões contidas na exposição de motivos.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP