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05/06/01 00:00 -

Eadi inaugura ramal Brasil-Bolívia

Eadi inaugura ramal Brasil-Bolívia

Patrícia Zamboni
Ramal com 852 metros está em operação. Custos com transporte de mercadorias cairão cerca de 30%

A Eadi/Cipagem (Companhia Paulista de Armazéns Gerais Aduaneiros de Exportação e Importação) de Bauru colocou em atividades o ramal ferroviário Brasil-Bolívia. A inauguração oficial ainda não foi feita mas, na prática, a linha férrea com 852 metros de extensão já está sendo utilizada para o transporte de mercadorias. Segundo o diretor comercial da Estação Aduaneira Interior (Eadi), Antonio Grillo Neto, foram investidos cerca de R$ 250 mil nesse projeto.

De acordo com Grillo Neto, o ramal ferroviário facilita a disponibilização de mercadorias para a Bolívia, que tem uma grande demanda no comércio exterior com o Brasil. Segundo ele, o potencial de exportação do Brasil para aquele país é estimado em cerca de US$ 500 milhões por ano. Antes da inauguração do ramal, a Eadi dispunha apenas do modal rodoviário para atender a Bolívia. “Com a entrada do desvio ferroviário, nós estamos disponibilizando um segundo modal de transporte, interligado à ferrovia Novoeste, que vai até Corumbá e, de lá, entra para o território boliviano até Santa Cruz de La Sierra. Existem acordos internacionais entre os dois países que permitem um intercâmbio de vagões, através das ferrovias brasileira e boliviana, no qual uma ferrovia entra no território da outra”, explica o diretor comercial da Eadi.

De acordo com ele, com o ramal Brasil-Bolívia os custos do transporte de mercadorias cairá em torno de 30% - em relação ao modal rodoviário - para as empresas que o utilizarem para exportar seus produtos. Além disso, a utilização da ferrovia é essencial para a ampliação das metas de desenvolvimento comercial da Eadi. Segundo Grillo Neto, várias empresas da região que exportam para o mercado boliviano estão sendo visitadas, com o objetivo de fazer com que elas passem a operar com a Eadi/Bauru. As expectativas são boas, segundo o diretor. “Temos vários negócios em evolução e esperamos que a maioria dê certo. Estamos otimistas”, afirma.

Outra expectativa da diretoria da Eadi/Cipagem é que existe a possibilidade de fazer uma parceria com a Ferroban para atuar no transporte de containeres do Porto de Santos para a Estação. “Atualmente nós estamos interligados, entre Novoeste e Ferroban, com o Porto de Santos. Temos feito contatos constantes com a diretoria da Ferroban e temos a expectativa de que, dentro de alguns meses, possamos atuar no mercado de ida e vinda de containeres do Porto de Santos para a Eadi/Bauru. Isso resultará numa sensível redução do valor do frete, já que o rodoviário tem um custo bastante elevado”, diz Grillo Neto.

O diretor comercial da Eadi diz que o transporte de mercadorias através do modal ferroviário será mais lento, em relação ao rodoviário. Porém, com a redução de custos obtida por esse meio, compensaria sua utilização para as empresas que podem programar com mais flexibilidade o prazo das suas entregas. A inauguração oficial do ramal Brasil-Bolívia será realizada entre esta e a próxima semana.




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