Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
29/05/01 00:00 -

Setor elétrico passa por transformação

Setor elétrico passa por transformação

Redação
O setor elétrico brasileiro está sendo privatizado desde 1995. A primeira empresa a ser incluída no Programa Nacional de Desestatização foi as Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás) e as suas quatro empresas de âmbito regional (Companhia Hidroelétrica do São Francisco - Chesf; Furnas Centrais Elétricas; Companhia Hidroelétrica do Vale do Paraíba - Chevap; e a Termoelétrica de Charqueada).

O processo de privatização, no entanto, encontra resistência entre os setores industrial e comercial. Parte das críticas se deve à ausência de exigências, por parte do governo, que as concessionárias gerem energia nova, o que provocou defasagem entre a produção e o consumo.

A indústria, comércio e sindicatos criticam, ainda, a confusão administrativa envolvendo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Operador Nacional do Sistema (ONS), o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Prodel) e o próprio Ministério de Minas e Energia.Por essa razão, a privatização deve ser revista pelo Governo Federal.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP