Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
24/05/01 00:00 -

Chuveiro chega a 35% da energia gasta

Chuveiro chega a 35% da energia gasta

Redação
Segundo a CPFL, o chuveiro representa, em média, de 25 a 35% do valor da conta de energia elétrica das residências

Quanto custa um banho? Em época de possíveis apagões e sobretaxas por consumo de eletricidade, um banho pode custar mais caro do que muitos imaginam. De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), os chuveiros elétricos representam, em média, de 25 a 35% do valor da conta de energia elétrica em residências. Ou seja, reduzir o tempo dos banhos é uma boa forma de gastar menos com energia elétrica.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Carlos Augusto Kirchner, a representatividade do chuveiro no total da conta de energia elétrica de uma casa varia de acordo com o número de moradores, o tempo dos banhos e a quantidade de aparelhos eletrodomésticos utilizados em cada residência.

No entanto, ele afirma que os chuveiros elétricos consomem, em média, um terço do total da energia elétrica utilizada no ambiente doméstico. “Ele realmente é o grande vilão da casa. Como ele é pequeno e aparentemente são poucos minutos de banho, as pessoas não imaginam que estão gastando tanto a cada banho”, observa Kirchner.

Uma residência que utiliza um chuveiro elétrico com potência de 5.400 Wats, por exemplo, e em que são tomados 4 banhos de 15 minutos por dia, totalizando uma hora diária de gastos com o chuveiro, são consumidos 162 KW/h por mês, apenas com o chuveiro elétrico.

Uma dica para quem quer gastar menos é colocar o chuveiro na posição “verão”, medida que reduz 30% o consumo, em relação à posição “inverno”. “Normalmente, o chuveiro tem potência de 5.400 Wats na posição inverno e 3.200 Wats na posição verão”, esclarece o diretor do Sindicato dos Engenheiros.

Além disso, o tempo do banho pode ser encurtado. A CPFL orienta para que os consumidores deixem os chuveiros ligados somente durante o tempo necessário para cada banho. Ao fazer a barba e até mesmo escovar os dentes, os chuveiros devem ser desligados. Quem quer economizar tambémdeve evitar lavar peças de roupas íntimas durante o banho.

Kirchner lembra que, há alguns anos, os chuveiros elétricos tinham menor potência e, portanto, os banhos não eram tão caros como atualmente. “Antigamente, todos os chuveiros tinham 2.500 Wats. Aos poucos, ele foi ficando menor - uma duchinha de plástico - e foram aumentando sua potência”, expõe.

Outros vilões

Ainda que o chuveiro represente grande parcela da conta de energia elétrica nas casas, outros aparelhos, como as geladeiras, também podem ser vilões das contas pagas mensalmente. “As geladeiras não gastam tanto - têm de 150 a 250 Wats de potência - mas o problema é que elas ficam 24 horas por dia ligadas”, disse Kirchner.

De acordo com a CPFL, as geladeiras são responsáveis por 25 a 30% do valor da conta de luz.

Para economizar, ela deve ser instalada em local ventilado, desencostada de paredes ou móveis e longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. A parte traseira dos refrigeradores não deve ser utilizada para secar roupas e panos. Outras dicas importantes são ajustar o termostato de acordo com o manual do fabricante e degelar e limpar a geladeira com freqüência, não se esquecendo de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Vale lembrar que abrir a porta do refrigerador com freqüência e armazenar alimentos quentes contribuem para o aumento do gasto de energia elétrica.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP