Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
23/05/01 00:00 -

Região já vacinou 95 mil cabeças de gado contra a febre aftosa

Região já vacinou 95 mil cabeças de gado contra a febre aftosa

Gilmar Dias
Cerca de 95 mil das 190 mil cabeças de gado da região, com idade entre zero e dois anos, já receberam a vacina contra a febre aftosa. A informação é do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), responsável pela fiscalização do setor pecuarista de 15 municípios da região de Bauru. A campanha da segunda etapa de vacinação contra a doença começou no último dia 1 e se encerra no próximo dia 31.

Até o final do mês, acredita-se que todo o gado da região estará imunizado contra a aftosa. Segundo o médico veterinário Marco Antonio Issa, integrante da equipe do EDA, o último foco de aftosa na região foi registrado no município de Arealva em 1995, há sete anos. A doença foi diagnosticada em três animais. De lá para cá, o EDA de Bauru não localizou nenhum foco de aftosa nos municípios sob sua responsabilidade.

Nos últimos dias chegou a se especular no mercado que haveria falta de vacinas para imunizar o gado da região. O motivo: deslocamento de grande parte da produção para a região Sul do País, que enfrenta focos da doença, na região fronteiriça com o Uruguai, no Rio Grande do Sul.

Mas a informação não passa de especulação. O que ocorre é que as casas do ramo estão trabalhando com estoques pequenos do medicamento, para evitar prejuízos com prováveis acúmulos nas prateleiras. Os comerciantes do setor não querem armazenar grandes quantidades de vacinas para a terceira e última etapa da vacinação, que só começa em novembro.

Devido a isso, as lojas trabalham sob encomenda, o que requer prazo para a chegada das doses. Mas segundo levantamento efetuado pelo EDA de Bauru, pelo menos 50% do gado da região, com idade de zero a dois anos, já estão vacinados contra a aftosa.

A primeira etapa da campanha foi deflagrada em fevereiro e atingiu bezerros com idade de zero a 12 meses. A última etapa da vacinação será realizada em novembro, mês que se pretende vacinar cerca de 480 mil cabeças de gado distribuídos pelas fazendas e sítios dos 15 municípios da região.

Multas

As multas estabelecidas para os pecuaristas que não vacinarem o gado são pesadas. Eles têm prazo até o próximo dia 7 para encaminhar ao EDA de Bauru a segunda via da nota fiscal referente a aquisição das vacinas, que devem seguir acompanhadas da relação do gado.

Se o prazo não for cumprido, o escritório pode aplicar dois tipos de auto de infração. O primeiro refere-se a não vacinação do gado, que custará ao criador 5 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp) - cada Ufesp vale R$ 9,83 - por cabeça não vacinada. E o segundo auto pode ser aplicado apenas pelo descumprimento do prazo no encaminhamento da documentação que comprova a vacinação. A multa nesse caso cai para 3 Ufesp por animal.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP