Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
17/05/01 00:00 -

Seis municípios pedem Pró-Estrada

Seis municípios pedem Pró-Estrada

Redação
Programa é um consórcio intermunicipal que visa recuperação conjunta das estradas rurais pelas prefeituras da região

Seis municípios da região assinaram, na última sexta-feira, em Reginópolis, o protocolo de intenções para a formação do consórcio Pró-Estrada, lançado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin. Assinaram o documento os prefeitos Luiz Carlos Serrato (Pirajuí), Hélio Loureiro (Pongaí), José Márcio Rigoto (Balbinos), Valdir Cândido de Sousa (Uru), Odail Falqueiro (Piratininga) e a prefeita anfitriã Carolina Araújo Veríssimo (Reginópolis).

Também prestigiaram o evento o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), os prefeitos Reinaldo Rocha (PDT), de Avaí, e Moacir Donizete Gimenez, de Bocaina (PSDB), além do vereador Samir Fued Salmen (PDT), de Agudos.

O programa Pró-Estrada é um consórcio intermunicipal que visa a recuperação conjunta das estradas rurais pelas prefeituras da região. Pelo menos três Secretarias de Estado - Planejamento, Agricultura e Transportes - estão envolvidas nesse programa que tem apoio técnico da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp).

O Pró-Estrada fornece os equipamentos a consórcios formados por seis municípios cada, com investimentos de R$ 500 mil. O Governo do Estado envia ao consórcio máquinas como uma pá carregadeira, um trator de esteira, uma motoniveladora e uma retroescavadeira.

O documento assinado em Reginópolis, que prevê a implantação do consórcio Pró-Estrada, é o segundo do gênero. O primeiro, já em atividade, é formado pelos municípios de Bauru, Pederneiras, Agudos, Lençóis Paulista, Borebi e Macatuba.

Luiz Roberto Peres, técnico do Erplan de Bauru, disse em Reginópolis que, numa primeira etapa, o objetivo do governador Alckmin é incentivar a implantação de cerca de 80 consórcios de seis municípios cada.

O deputado estadual Pedro Tobias elogiou a iniciativa da formação do consórcio assinado em Reginópolis e destacou as vantagens dessa parceria. “O consórcio pode representar para os municípios uma forma economicamente viável de prestação de serviços públicos, com a redução de seus custos operacionais. Através dos consórcios, os governos municipais podem constituir um novo modelo de gestão, baseada no planejamento e coordenação de ações em nível regional que, pela atuação individual, dificilmente poderia ocorrer”.

Além de trabalhar pela recuperação e manutenção de estradas rurais, o deputado Pedro Tobias sugeriu que o Pró-Estrada seja estendido à área urbana.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP