Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
16/05/01 00:00 -

Prefeito recebe proposta para criação do Fundo de Turismo

Prefeito recebe proposta para criação do Fundo de Turismo

Redação
O prefeito Nilson Costa recebeu, ontem de manhã, uma minuta de projeto sugerindo a implantação em Bauru do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). Estiveram com o prefeito o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Wallace Garroux Sampaio, a vereadora Majô Jandreice e o assessor de Gabinete do prefeito, Braz Melero, integrantes do Conselho.

Os membros do Comtur explicaram ao prefeito os objetivos e a importância da implantação do Fumtur no município. Segundo Wallace Sampaio, a vereadora Majô esteve à frente da preparação do ante-projeto para a criação do Fundo Municipal de Turismo, que é um instrumento necessário para que o Comtur possa ter qualquer trabalho desenvolvido dentro da cidade. Sampaio explica que o Fundo é necessário para que qualquer verba seja movimentada, já que o Comtur não o faz diretamente e também habilita o Município a receber verbas de órgãos públicos, como a Embratur ou outros órgãos estaduais, no futuro, já com o projeto definido para o turismo receptivo de Bauru.

O presidente do Comtur acrescenta que paralelamente à proposta de criação do Fumtur, o Comtur foi dividido em vários grupos de trabalho, que já estão operando na cidade, buscando levantar um diagnóstico do turismo de Bauru, ou seja, tanto daquilo que já existe concretamente para ser aproveitado como turismo, como aquilo que potencialmente possa a vir a ser explorado. Terminada essa fase de diagnóstico, na qual todos os membros do Comtur estão envolvidos, com apoio da Universidade do Sagrado Coração e Sebrae, terá início, então, o planejamento turístico receptivo para Bauru.

O objetivo do Conselho é que o turismo seja encarado e implantado em Bauru como uma atividade econômica, geradora de emprego e de renda para o Município. Sampaio ressalta que o prefeito está atuando juntamente com o Comtur há bastante tempo. A expectativa é de que o projeto seja encaminhado, discutido e votado antes do recesso do legislativo.

A vereadora Majô explicou que vários membros do Comtur, assessorados pelo Sebrae, desenvolveram a proposta apresentada ao prefeito, com base em vários documentos e projetos de outros municípios, chegando a um texto que entenderam ser o mais próprio para Bauru.

A vereadora entende que o Fumtur é de extrema importância porque, juntamente com o Conselho é pré-requisito para que sejam obtidos recursos de ordem federal e para firmar convênios com outras instituições. Para Majô, o Fumtur vem para complementar o Conselho e vai ser um facilitador tanto de captação como de aplicação de recursos e também de intercâmbio.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP