Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
15/05/01 00:00 -

Instituto do Câncer de Mama começará a funcionar em breve

Instituto do Câncer de Mama começará a funcionar em breve

Ieda Rodrigues
O Instituto do Câncer de Mama de Bauru, inaugurado no último dia 5 pelo governador Geraldo Alckmin e que em breve começará a funcionar, recebeu o nome de “Lyenne Berriel Cardoso”, uma homenagem à presidente da Associação Bauruense de Combate ao Câncer. Lyenne, assim como os demais voluntários da Associação Bauruense de Combate ao Câncer - 65, ao todo - há anos reivindicavam a instalação do Instituto do Câncer de Mama, que vai ajudar no diagnóstico precoce da doença.

O Instituto do Câncer de Mama foi construído anexo à Maternidade Santa Isabel e vai atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que poderão fazer mamografia, exame para o diagnóstico da doença, de graça. Será o segundo mamógrafo à disposição dos pacientes do SUS na cidade. O secretário estadual de Saúde, José da Silva Guedes, e o deputado estadual Pedro Tobias, estiveram presente à inauguração do Instituto do Câncer de Mama.

Até agora, todas as mulheres atendidas pela rede pública de saúde e que precisam do exame são encaminhadas para o Hospital de Base, que tem mamógrafo. No entanto, como a demanda é grande, há fila de espera. Não raramente, algumas mulheres são encaminhadas para outras cidades para fazer o exame.

O câncer de mama pode levar à morte, mas se descoberto no seu início, é facilmente tratado, não sendo necessário retirar o órgão. A Associação Bauruense de Combate ao Câncer atende, em média, 250 pacientes por mês. Cerca de 40% das pessoas atendidas são mulheres que têm câncer de mama. Lyenne trabalha como voluntária há 26 anos, sendo 14 na presidência da Associação Bauruense de Combate ao Câncer.

Para ela, ter seu nome escolhido para o Instituto de Câncer de Mama é uma homenagem que dá estímulo para continuar o trabalho voluntário, ao mesmo tempo que aumenta sua responsabilidade. Feliz em ver o Instituto do Câncer de Mama pronto para começar a funcionar, Lyenne destacou a infra-estrutura do prédio, que segundo ela, tem condições de atender com conforto as mulheres num momento tão difícil que é a hora de fazer o exame.

O Instituto do Câncer de Mama tem quatro consultórios médicos, sala para mamografia, sala para ultrassonografia, sala para pequenos procedimentos cirúrgicos, sala para recuperação das pacientes, sala de espera e demais dependências. Lyenne frisou que o diagnóstico precoce do câncer de mama é muito importante porque, além de barato ao Estado - o tratamento custaria cerca de R$ 800,00 -, evita a retirada da mama, procedimento de difícil aceitação para a mulher.

A mutilação da mama, de acordo com Lyenne, traz muito sofrimento à mulher porque o órgão está ligado à maternidade, uma vez que possibilita a vida, através da amamentação, e expressa a feminilidade da mulher. Para a presidente da Associação Bauruense de Combate ao Câncer, com o Instituto do Câncer de Mama, Bauru está preparada para atender os diversos casos de oncologia.

A Associação Bauruense de Combate ao Câncer, que oferece apoio psicológico, social e até material aos pacientes de câncer, através da distribuição de remédios, vai trabalhar em parceria com o Instituto do Câncer de Mama. As voluntárias da entidade vão encaminhar e acompanhar as mulheres que precisam fazer o exame de mamografia.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP