Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
14/05/01 00:00 -

Comentário político

Comentário político

Redação
Audiência da ECCB

Conforme manda a lei, na próxima quinta-feira haverá uma audiência pública na Câmara Municipal para ser colocado em discussão o projeto de iniciativa popular que pretende manter a concessão da ECCB em Bauru por mais 15 anos. Vai ser às 15 horas, no plenário do Legislativo.

Prós e contras

O projeto popular será apresentado pelo Grêmio dos Funcionários da ECCB, que reuniu quase 20 mil assinaturas para viabilizar a peça. Há várias posições favoráveis e outras contrárias ao projeto entre os vereadores. Nenhum deles reclama dos bons serviços prestados pela ECCB, mas alguns questionam a viabilidade constitucional de tal iniciativa.

Projeto polêmico

Segundo o ex-consultor jurídico da Câmara, Paulo Lauris, um projeto para realizar a mudança pretendida pela empresa e seus funcionários só poderia ser apresentado pelo Poder Executivo. O projeto popular passou por duas comissões (Transportes e Finanças) e foi rejeitado por uma terceira (de Justiça).

Prorrogação vence

Enquanto isso, o prefeito Nilson Costa (PPS) terá de definir nos próximos dias como ficará a situação de metade das linhas do transporte coletivo urbano de Bauru, uma vez que a prorrogação da permissão para que a ECCB permanecesse atuando vence neste mês. Uma situação pra lá de difícil, já que, do ponto de vista do usuário, não há o que reclamar da empresa bauruense.

Pauta light

A pauta da sessão da Câmara de Bauru, hoje, tem doze processos e nenhum que antecipe polêmica entre os vereadores ou entre vereadores e a Prefeitura. Um deles, de autoria do Executivo, concede licença especial às servidoras que adotarem crianças e adolescentes. Uma boa medida de caráter social.

Corpo fechado

Os pais de santo “fecharam o corpo” do senador ACM (Antonio Carlos Magalhães), em Salvador, na Bahia. Ele participou, ontem, de cerimônia na sede da Federação Baiana de Culto Afro, no Pelourinho. Fazem parte da entidade 5.800 terreiros de candomblé da Bahia. O senador foi vestido de branco e com um colar de contas do afoxé Filhos de Gandhi.

Corpo inchado

Por outro lado, na última quinta-feira, policiais baianos também fecharam o corpo para a passagem de estudantes e oposicionistas que protestavam, em Salvador, contra os escândalos da República e pediam a cassação dos senadores ACM, José Roberto Arruda e Jader Barbalho. Sobraram pancadas.

Em campanha

Com demonstrações de força de ambos os lados, os dois candidatos a candidato do PMDB ao Governo do Estado em 2002, Michel Temer e Orestes Quércia, estiveram ontem em Ribeirão Preto. Fugiram um do outro e cada qual procurou justificar dizendo que marcou primeiro a ida à cidade. De qualquer forma, a briga é saudável.

Discurso parecido

Apesar da distância, os discursos de Temer e de Quércia são parecidos. Os dois defendem candidatura do partido à Presidência da República, criticam o Governo do Estado e se dizem vitoriosos na convenção do partido, domingo que vem, em São Paulo, para renovação do comando do diretório estadual. O deputado Milton Monti disputa a presidência do PMDB com o próprio Quércia.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP