Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
05/05/01 00:00 -

Sebes unifica Campanha do Agasalho

Sebes unifica Campanha do Agasalho

Sabrina Magalhães
Se todas as entidades que fazem campanhas anualmente unificarem ação, os postos de arrecadação podem chegar a 300

A Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) de Bauru quer transformar a Campanha do Agasalho deste ano numa ação conjunta. A idéia é reunir, num movimento unificado, todas as empresas e entidades que se mobilizam anualmente para arrecadar roupas de inverno e distribuí-las entre a população carente da cidade. Cerca de 60 representantes de empresas e entidades participaram de uma reunião, ontem, para definir as participações.

De acordo com a titular da Sebes, Sandra Scriptore, nos anos anteriores, muitas entidades promoveram arrecadações de agasalhos, mas acabaram beneficiando aquelas instituições mais conhecidas. “Com isso, uma mesma instituição recebeu doações duas, três vezes, e outras pessoas, que também precisariam das roupas ficaram sem nenhuma. Centralizando as doações, poderemos fazer uma distribuição mais justa, sem que ninguém passe frio”, disse.

O coordenador da Defesa Civil, Álvaro de Brito, explicou que a Sebes tem um levantamento completo das favelas e bolsões de miséria da cidade. São cerca de 2,5 mil barracos espalhados em 16 favelas e vários bolsões. No total, estima-se em aproximadamente 10 mil o número de habitantes em situação de pobreza em Bauru. “Felizmente, não temos notícia de mortes pelo frio na cidade, mas as previsões para este ano indicam a possibilidade de antecipação do inverno, com as temperaturas caindo já neste mês de maio”, destacou.

Brito informou que a campanha do ano passado teve 100 postos de coleta e foram visitados entre 10 mil e 20 mil residências. “Arrecadamos 100 mil peças de roupa, sendo que 70% desse volume foram pegos de casa em casa”, disse.

Scriptore estima que, se a campanha deste ano for realmente unificada, o número de postos de coleta poderá subir para até 300. Aliado ao mutirão de recolhimento casa a casa, as doações podem ultrapassar as 150 mil peças este ano. A visitação está marcada para os dias 26 (sábado, das 8 às 17 horas) e 27 (domingo, das 8 às 13 horas) deste mês.

Participações

Segundo Scriptore, deverão ser montados postos de coleta nos mais diferentes locais, incluindo escolas, agências bancárias e dos Correios, postos de combustível, sedes de clubes e empresas, associações e repartições públicas. Já estão confirmados os postos do Jornal da Cidade, Rádio 96 FM, Unimed, Correios e Disbauto.

Para atrair a comunidade, a Disbauto estará fazendo, durante todo o dia de hoje, um check-up gratuito de 41 itens em veículos. No próximo dia 22, haverá também um show, promovido pela Rádio Unesp e Sesc - os ingressos serão trocados por agasalhos. O Sesi deverá fazer uma gincana, ainda este mês, em prol da campanha. E o Jeep Club colocará veículos de som nas ruas chamando a população para participar da campanha, principalmente nos dias que antecederão a visita às residências.

A visitação casa a casa deverá contar com cerca de 250 homens do Tiro de Guerra, 100 alunos da Polícia Militar, voluntários e vários ônibus - algumas empresas já colocaram seus veículos à disposição para o transporte das doações, que deverão percorrer 60 bairros em Bauru, segundo Scriptore.

Durante a reunião, a Diretoria Regional de Ensino colocou uma sala à disposição da campanha para armazenar as roupas recolhidas. O mesmo foi feito pela Disbauto e pelo Banco do Brasil, que ofereceu as antigas instalações do Cesec - Centro de Processamento de Dados, que foi desativado. A Sebes deverá visitar os locais para verificar qual deles atenderá melhor às necessidades da campanha, já que, além das mais de 100 mil peças de roupas, é preciso espaço para a movimentação dos voluntários.

Ao término da coleta, todas as peças serão separadas e selecionadas para a montagem das sacolas. Paralelamente, os voluntários estarão distribuindo senhas de casa em casa nos bairros que serão beneficiados. As senhas vão evitar tumulto nos locais de entrega.

Serviço

A Sebes convida todas as empresas e entidades da cidade para fazer parte do mutirão. Interessados devem entrar em contato com Terezinha, pelo telefone 235-1264. Aqueles que montarem postos de arrecadação também devem informar à Secretaria, para que a relação completa dos postos seja divulgada pelo Diário Oficial do Município e pela imprensa.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP