Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
03/05/01 00:00 -

Câmara vai inspecionar as condições da frota do lixo

Câmara vai inspecionar as condições da frota do lixo

Gilmar Dias
O presidente da Câmara Municipal, Walter Costa (PPS), aceitou, ontem, o convite da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) para visitar a garagem da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) e verificar, in loco, as condições da frota do lixo. O convite vale para todos os parlamentares. A inspeção será promovida na próxima quarta-feira.

Os sindicalistas vão levar um engenheiro mecânico para avaliar as condições de manutenção dos veículos e um profissional especializado em levantamento de custos. A entidade sindical pretende mostrar aos vereadores que a Administração está sucateando a frota para depois justificar a terceirização do serviço.

O sindicato acusa a Administração de iniciar o desmonte do setor de coleta de lixo municipal. Segundo a sindicalista Idelma Alcântara, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) demitiu, na semana passada, um operador de máquina do setor. A justificativa para o corte, conta Idelma, é a falta de máquinas para operação.

Ela explicou que a diretoria da entidade sindical teve acesso à documentação que comprova o desmonte da frota de caminhões de coleta de lixo. Segundo a sindicalista, os veículos utilizados no setor são semi-novos. Os mais antigos datam de 1985 e 1986 e, curiosamente, estão em tráfego, enquanto que os adquiridos há pouco mais de dois anos estão sem condições de serviço.

De acordo com Idelma, a Emdurb está adquirindo peças automotivas por “valores muito altos”. “Peças que custam R$ 14 mil eles estão pagando R$ 45 mil. E assim por diante.” A diretoria do sindicato reafirma que não aceita a terceirização do setor de lixo, que se for concretizada deverá pôr fim ao emprego de 140 trabalhadores.

O advogado da entidade, Sandro Fernandes, diz que não tem dúvidas quanto ao processo de desmonte do setor de lixo iniciado pela Administração do prefeito Nilson Costa (PPS). “De uma relação de 13 caminhões, dois são de 1986, um de 1989, um de 1994 e o resto de 1995 e 1999. Os mais novos não têm como estar sucateados. A maioria da frota não tem dez anos de uso. O que a gente vê é uma política de abandono da frota.”

Ele explicou que conversou com profissionais especialistas da área que garantem que a recuperação dos veículos é perfeitamente possível. “O prefeito Nilson Costa e o presidente da Emdurb estão há quase três anos nas funções. Eles não podem alegar que a frota está sucateada. Os dois têm obrigação de gerenciar o patrimônio público. Admitir que a frota está sucateada significa que usaram o dinheiro para outra coisa e não aplicaram na atividade essencial, que é a coleta de lixo.”

Outra referencial de que a Prefeitura está mesmo caminhando para a terceirização do setor é a locação de veículos particulares. “A frota já está sendo terceirizada”, afirma Sônia Carvalho, diretora do Sinserm. A entidade sindical articulou com os vereadores o agendamento de uma visita ao pátio da Emdurb e ao aterro sanitário para que ele verifiquem in loco as condições da frota. “Vamos levar um especialista para fazer orçamentos e identificar o estado de abandono da frota. Não nos convence esse argumento de que fica mais barato terceirizar do que consertar os veículos. Esse argumento é ridículo”, diz Fernandes.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP